Miastenia gravis anti-musk é o termo pelo qual chamamos o subtipo de Miastenia gravis em que o paciente possui anticorpos contra uma enzima muscular específica.
Neste vídeo, Dr Diego de Castro e Dra Renata Andrade explicam as características da Miastenia gravis anti-musk, quais musculaturas são mais afetadas e os desafios em seu tratamento.
De acordo com a Mayo Clinic, os sintomas da Miastenia gravis variam muito entre os indivíduos.Existem algumas diferenças entre este subtipo de Miastenia gravis e aquele em que o anticorpo é contra o receptor de acetilcolina:
Existe uma maior possibilidade de crise miastênica nesses pacientes, devido ao envolvimento da musculatura da respiração.
A flutuação de sintomas ao longo do dia, geralmente, não é observada. Porém, o quadro clínico desenvolve-se de uma forma mais lenta. E estes pacientes também não apresentam uma boa resposta às escolhas terapêuticas. Muitas vezes, é necessário utilizar recursos como a terapia com anticorpos monoclonais para conseguir uma boa resposta ao tratamento.
Dr Diego de Castro Neurologista - Miastenia gravis Tratamento
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP, especialista em eletroneuromiografia e Miastenia gravis. Cuida de pacientes com miastenia e outras condições neurológicas raras.
Também disponibiliza informações para pacientes e familiares. Leia nossos artigos:
Gostou desse vídeo? Compartilhe com amigos! Siga-nos nas redes sociais para saber mais!
Nossos endereços para atendimento presencial:
R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904
Telefone: (11) 3504-4304
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433