Em casos que a necessidade de um painel genético é comprovada, mas o plano de saúde não autoriza a cobertura, é possível conseguir a realização do teste genético de Miastenia por via judicial.
Neste vídeo, Dr Diego de Castro e a advogada Betânia Andrade explicam quais passos seguir para conseguir o teste genético de Miastenia por via judicial.
Pessoas que têm a forma de miastenia que se inicia na infância e na adolescência podem se beneficiar da realização do teste genético, pois identificar o gene causador de sua condição pode ajudar a determinar a melhor forma de tratamento.
Entretanto, os testes genéticos para Miastenia ainda têm um custo muito elevado, e por este motivo, muitas pessoas não conseguem realizar o exame. Além disso, os planos de saúde, frequentemente, não autorizam a realização do painel genético, alegando que não há cobertura.
Na grande maioria dos casos, é possível conseguir a autorização do plano de saúde por via judicial. Se o médico considerar esse exame imprescindível para fechar o diagnóstico e definir o tratamento, fizer um relatório comprovando a necessidade, podemos fazer com que o estado ou o plano de saúde seja obrigado a custear o procedimento.
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP, especialista em eletroneuromiografia e Miastenia gravis. Cuida de pacientes com miastenia e outras condições neurológicas raras.
Também disponibiliza informações para pacientes e familiares. Leia nossos artigos:
Gostou desse vídeo? Compartilhe com amigos! Siga-nos nas redes sociais para saber mais!
Nossos endereços para atendimento presencial:
R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904
Telefone: (11) 3504-4304
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433