Para melhorar o efeito da levodopa, existem algumas estratégias que você pode pode colocar em prática, especialmente no que diz respeito à alimentação.
A doença de Parkinson muitas vezes resulta em um esvaziamento mais lento do que o normal de alimentos e medicamentos do estômago.
O medicamento Levodopa é absorvido quando atinge o intestino superior. Se o esvaziamento gástrico for adiado, a levodopa pode ser absorvida de forma incompleta, resultando em alívio mais lento dos sintomas e flutuações "on-off".
Segundo artigo publicado na StatPearls, é recomendado ingerir a medicação cerca de 1 hora antes ou 2 horas após as refeições contendo proteína. Os pacientes também precisam evitar refeições com alto teor de gordura ao tomar levodopa, pois pode atrasar a absorção em 2 horas. Além disso, dietas ricas em proteínas podem diminuir a quantidade de levodopa absorvida.
Neste vídeo, Dr Diego de Castro fornece mais algumas dicas para melhorar o efeito da levodopa e evitar as flutuações "on-off".
Dr Diego de Castro é neurologista pela USP, especializado em Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento. Dedica-se ao tratamento do Parkinson e disponibiliza conteúdo para pacientes e familiares sobre esta condição.
Leia outros artigos sobre este tema:
Nosso endereço: R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904
Telefone: (11) 3504-4304
Para tratamento de Doença de Parkinson em Vitória deixamos nosso endereço:
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433