São Paulo: (11) 98758-7663 - (11) 3262-4745 | Vitória: (27) 99707-3433 - (27) 99886-7489

Causas da Doença de Parkinson

Dr. Diego de Castro dos Santos02/07/2020
Compartilhe

Infelizmente, ao presente momento, não se sabe com precisão quais são as causas da Doença de Parkinson. No entanto, pesquisa da Academia America de Neurologia aponta que a causa do Parkinson relaciona-se a uma predisposição genética associada a exposição a toxinas ambientais, na maioria dos casos.

Neste artigo, Dr Diego de Castro Neurologista pela USP, especialista em Doença de Parkinson e em Distúrbios do Movimento, traz algumas atualizações sobre o entendimento do mecanismo e causa do Parkinson.

Quais as Possíveis Causas da Doença de Parkinson

Segundo o NHS, entre as causas da Doença de Parkinson está a morte ou perda de neurônios situados em uma região do cérebro denominada substância negra.

Esses neurônios produzem uma substância química especial, um neurotransmissor, denominado dopamina. Entre as muitas funções da dopamina estão:

  • Precisão do movimento;
  • Leveza e fluidez do movimento;
  • Motivação e entusiasmo;
  • Aprendizado;
  • Libido;
  • Controle do sono.

A perda da dopamina causa os sintomas clássicos: lentidão, rigidez e tremor. Além de estar associada a perda de motivação, apatia, desânimo e distúrbios do sono.

Embora já esteja esclarecido que os sintomas do Parkinson são causados pela perda da substância negra, ainda não se sabe a razão exata ou evento que desencadeie a perda desses neurônios.

Sabe-se que com a idade todos os indivíduos apresentam algum grau de perda de neurônios da substância negra. No entanto, dizer que a idade é a causa do Parkinson é uma explicação incompleta, uma vez que existem casos da doença em jovens.

Causas do Parkinson em Jovens

Por muito tempo, acreditava-se que a causa do Parkinson era a idade. Embora a maioria dos casos da doença acometa indivíduos com mais de 55 anos, cerca de 20% dos casos de Parkinson se iniciam antes dos 40-45 anos. Logo, só a idade não é suficiente para explicar essa condição.

Os casos de Parkinson que se iniciam antes dos 40 anos são denominados Doença de Parkinson Juvenil. Essa forma da doença é causada frequentemente por mutações genéticas.

Segundo a National Organization of Rare Disease, mais de 20 genes já foram identificados como causa do Parkinson em jovens.

A maioria dos pacientes é filho de pais saudáveis. O desenvolvimento da doença ocorre porque o indivíduo herdou um gene defeituoso da mãe e um gene defeituoso do pai ou sofreu alguma mutação ainda na vida intrauterina.

Em outros casos, a Doença de Parkinson pode ter uma história familiar muito clara e está presente em todas as gerações. No Brasil, essa forma é causada por um gene especial denominado PARK8.

Leia nosso artigo completo sobre o Parkinson em jovens: Doença de Parkinson Juvenil.

Causas do Parkinson

Fatores Ambientais e Genéticos Associados ao Parkinson

Embora os indivíduos com mais de 55 anos não tenham uma causa do Parkinson claramente estabelecida, existem alguns fatores ambientais e genéticos que aumentam o risco da doença. Segundo pesquisa do Lancet Neurology, são eles:

  • Exposição a pesticidas;
  • Exposição a poluição;
  • Consumo excessivo de alimentos com agrotóxicos;
  • Exposição a metais pesados;
  • Consumo frequente de águas de fonte;
  • Consumo excessivo de laticínios;
  • Trauma craniano prévio;
  • Genes relacionados a sinucleína e a proteína tau.

Do mesmo modo que há fatores ambientais que aumentam o risco para a doença, há fatores do ambiente que protegem contra o surgimento da doença. Entre eles estão consumo de café (cafeína) e consumo de alimentos ricos em antioxidantes e vitamina E.

Outras Causas de Parkinsonismo

Chamamos "Parkinsonismo" a todas as doenças que também se apresentam com lentidão, rigidez e tremor. Essas doenças se parecem, mas não são a doença de Parkinson. Segundo o NHS, entre suas causas estão:

  1. Medicações (parkinsonismo medicamentoso);
  2. Doenças Neurodegenerativas:
  3. Outras doenças raras (como ataxias espinocerebelares);
  4. Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC);
  5. Traumas cranianos.
Causas da Doença de Parkinson

Dr Diego de Castro Neurologista & Neurofisiologista

Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP e cuida de pessoas com Doença de Parkinson (DP).

Além da sua formação em Distúrbios do Movimento também se dedica ao estudo de doenças neurogenéticas. Por isso, investiga a causa da Doença de Parkinson em jovens e adultos para oferecer um tratamento mais adequado para cada paciente.

Leia nossos outros artigos sobre DP:

Nossa informação de contato:

Endereço: R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904

Telefone: (11) 3262-4745

Dr Diego de Castro Neurologista em Vitória

Em Vitória, Espírito Santo - ES Dr Diego de Castro também cuida de pessoas com Doença de Parkinson.

Nosso endereço: Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911

Tel: (27) 99707-3433

Posts Relacionados:


Compartilhe

Posts mais Populares

Assine nossa Newsletter!

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail todos os nossos novos artigos.

Dr Diego de Castro dos Santos
Dr Diego de Castro Neurologista
Dr Diego de Castro dos Santos é Neurologista pela USP e responsável pelo Serviço de Especialidades Neurológicas – Eletroneuromiografia. Atua como neurologista em Vitória Espírito Santo ES e em São Paulo no tratamento de Dor de Cabeça, Depressão, Doença de Parkinson, Miastenia gravis e outras doenças. Também se dedica a reabilitação de pacientes com AVC, distonias e crianças com paralisia cerebral, por meio de aplicação de toxina botulínica (Botox) e neuromodulação.

One comment on “Causas da Doença de Parkinson”

  1. Olá bom dia, tudo bem?

    Sou Lunielle caldeira, formei na Ufes em 2016, na turma MEDUFES88, o Gustavo Franklin foi meu veterano e monitor de neuroanatomia e anatomia patológica
    Eu fiz pediatria no hospital infantil de Vitória . Em março/2019 iniciei neuropediatria no hospital Santa Casa de Misericordia de São Paulo. Atualmente, estou no R4 de neuropediatria.
    Gosto muito da área, tenho acompanhado as lives de vocês. Fico orgulhosa de saber que Ufes está tão bem representada.
    Gostaria de saber se existe algum fellow, alguma maneira de conseguir acompanhar o senhor nos atendimentos. Em fevereiro eu termino a Neuropediatria, pretendo emendar um fellow. Gosto da área da neurogenetica ,comportamental e neuromuscular.
    Em 17 de Agosto de 2020, irei apresentar caso no interservicos da SBNI, devido ao temo do caso comecei gostar bastante da área de distúrbio de movimentos também.

    Sou capixaba, pretendo fazer um fellow antes de voltar pra Vitória Tem alguma dica ou sugestão?

    Atenciosamente,

    Lunielle Caldeira

Dúvidas? Sugestões?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DR DIEGO DE CASTRO

Dr. Diego de Castro dos Santos
Neurofisiologia clínica - RQE 74154
Neurologia - RQE 74153
Diretor Clínico Autor e Responsável Técnico pelo Site – Mantenedor.

Missão do Site: Prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade. Destinado ao público em geral.
NEUROLOGISTA EM SÃO PAULO – SP
CRM-SP 160074

R. Itapeva, 518 - sala 901
Bela Vista - São Paulo - SP 
CEP: 01332-904

Telefones:
(11) 3262-4745
(11) 98758-7663

NEUROLOGISTA VITÓRIA – ES
CRM-ES 11.111

Av. Américo Buaiz, 501 – Sala 109
Ed. Victória Office Tower Leste, Enseada do Suá, Vitória – ES, CEP: 29050-911

Telefones:
(27) 99707-3433
(27) 99886-7489

magnifier linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram