Na evolução da Degeneração Corticobasal, a rigidez e a lentidão costumam acometer a musculatura da boca e orofaringe. É comum observarmos na prática clínica que muitos pacientes apresentam Dificuldades de Linguagem e Deglutição.
Neste vídeo, Dr Diego de Castro e Dra Jacy Parmera explicam as dificuldades que estes pacientes enfrentam e como o tratamento multidisciplinar ajuda a melhorar sua qualidade de vida.
Dificuldades de Linguagem e Deglutição
Alguns pacientes iniciam essa dificuldade oromotora com lentidão, hipofonia (falar mais baixo) e com o tempo começam a apresentar dificuldade para engolir (disfagia).
Outro grupo de pacientes apresenta uma dificuldade para produzir o ato motor da boca, o que chamamos de apraxia orobucolingual. Desde o início, esses pacientes têm dificuldade para se expressar com movimentos da boca.
Com essas formas de comprometimento motor, é comum que a ingestão de alimentos seja reduzida. Isso leva o paciente a obter menos calorias e acabar emagrecendo.
Muitos pacientes com essa característica orobucofaríngea também passam a apresentar uma dificuldade para engolir a saliva, condição que chamamos de sialorreia. A partir do momento que temos dificuldade para engolir, a saliva pode escorrer, mas também pode seguir para a região do pulmão e ser "aspirada". Este é um grave fator de risco para as pneumonias aspirativas.
A sialorreia pode ser difícil de tratar. Pesquisas do Queen Square UK evidenciam que o tratamento com melhor resultado é a aplicação de toxina botulínica nas glândulas salivares associada a reabilitação com fonoaudiologia.
Uma abordagem multidisciplinar para o tratamento é muito relevante, como ainda não temos um arsenal de medicamentos eficazes para interromper o curso da doença. Quando o paciente é abordado desde o início com tratamentos como a fonoaudiologia e a fisioterapia, sua qualidade de vida é muito melhor.
Dr Diego de Castro Neurologista & Neurofisiologista
Dr Diego de Castro cuida de pacientes com diversas doenças neurológicas.
Com o propósito de oferecer um atendimento de excelência e confiança, o Dr Diego de Castro realiza uma avaliação neurológica minuciosa, capaz de auxiliar na definição diagnóstica de seus sintomas e atua juntamente à equipe multidisciplinar para fornecer um tratamento eficaz a seus pacientes.
Aprofunde seu conhecimento lendo outros artigos:
Veja abaixo nossas informações para agendamento de consultas:
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433
R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904
Telefones: (11) 3504-4304 e (11) 98758-7663