Além do tremor, lentidão e rigidez, os pacientes com Parkinson também tem um conjunto de sintomas que são denominados sintomas não-motores. E esse é um universo que igualmente limita muitos pacientes.
Neste vídeo, Dr Diego de Castro e Dra. Laura Silveira Moriyama explicam sobre os sintomas não motores no Parkinson precoce, como eles se manifestam e suas diferenças e semelhanças em relação ao Parkinson que se manifesta mais tarde na vida.
Os Sintomas não-motores, os mais famosos no Parkinson, seriam:
Esses sintomas não-motores, cada dia mais, tornaram-se o que mais incomoda os pacientes, porque o sintoma motor responde à levodopa e aos outros medicamentos antiparkinsonianos mas esses sintomas, ou não respondem ou pioram com o remédio para o Parkinson.
Nos jovens, eles são um pouquinho diferentes, por exemplo:
Segundo a Johns Hopkins Medicine, a alteração que caracteriza o Parkinson é uma perda de um grupo de neurônios especiais que está situado numa região chamada substância negra que produz a dopamina. Dependendo do gene, pode ter um pouquinho a mais ou um pouquinho a menos de alguns desses sintomas.
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP, especialista em Parkinson e Distúrbios do Movimento e tem a missão de cuidar de pessoas.
Aumente seus conhecimentos sobre a Doença de Parkinson (DP), em nossos outros artigos:
Estamos disponíveis para ajudar nos endereços abaixo:
R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904
Telefone: (11) 3504-4304
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433