São Paulo: (11) 98758-7663 - (11) 3262-4745 | Vitória: (27) 99707-3433 - (27) 99886-7489

Espiritualidade e Saúde Mental na Doença de Parkinson

Qualidade de vida significa ter a liberdade para continuar fazendo as coisas que você gosta, sem que a doença traga impedimentos ou limitações. E isto inclui as Práticas de Espiritualidade e Saúde Mental na Doença de Parkinson.

Neste vídeo, Dr Diego de Castro e Dr Gustavo Franklin conversam sobre a questão espiritual e as práticas que são importantes para não deixar a doença ser o centro da sua vida.

Prática Espiritual

Existem alguns pacientes com Parkinson que acreditam que a doença seja uma forma de punição. Ou mesmo consequência de algo que alguém desejou mal ou fez algum tipo de feitiço.

Mas a prática espiritual deve servir para que o paciente tenha apoio. Por exemplo, os pacientes que estão inseridos em uma comunidade religiosa, que acreditam que existe algo superior, são capazes de permanecer mais tranquilos e evoluir melhor em seu tratamento.

Se você tem o hábito de participar de uma comunidade religiosa, continue fazendo isso, pois faz bem para você. Mantenha suas crenças, mas não no sentido de ficar buscando um significado, uma causa espiritual para que ela esteja presente em sua vida. Este pensamento não faz bem, traz culpa e torna-se um motivo para deixar de seguir adequadamente seu tratamento.

Alterações Cognitivas

Ao longo do curso da doença de Parkinson, alguns pacientes podem começar a desenvolver um quadro de demência. Esta característica, sim, pode causar muitas limitações e alguns impedimentos, além de um grande impacto na qualidade de vida, especialmente dos cuidadores.

É importante ter em mente que esse quadro pode acontecer, geralmente uns 10 anos após o diagnóstico, e compreender que quando isso acontece, o tratamento continua, nossos esforços não param e continuamos buscando os ajustes que possam manter o máximo possível da qualidade de vida do paciente.

Limitações X Impedimentos

Mesmo que existam limitações ao longo da doença, não significa que existam impedimentos. É importante trazer suas dificuldades para o médico. Ele pode realizar adaptações em seu tratamento medicamentoso e não medicamentoso, para que estas limitações não se tornem impedimentos.

A Parkinson's Foundation recomenda que pessoas diagnosticadas com DP procurem um neurologista especialista em distúrbios de movimento: o médico que pode se tornar um jogador-chave em sua equipe de saúde. E conforme os novos sintomas vão aparecendo, nós vamos ajustando o seu tratamento o quanto for possível, para reduzir suas limitações.

Nunca deixe que a doença seja o centro da sua vida. Você precisa aceitá-la, para desenvolver estratégias para lidar com ela.

Não mude seus projetos pessoais de vida, não deixe o seu trabalho, seus objetivos, suas metas. Compartilhe com o seu médico, pois ele está do seu lado para lhe apoiar e desenvolver estratégias para que você possa continuar sua vida da melhor forma possível.

Dr Diego de Castro Neurologista Tratamento da Doença de Parkinson

Dr Diego de Castro é Neurologista e Neurofisiologista pela USP especialista em Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento. Dr Diego de Castro também é membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC).

Gostou deste vídeo? Compartilhe! Siga-nos nas redes sociais.

Leia outros artigos sobre Qualidade de Vida, Espiritualidade e Saúde Mental na Doença de Parkinson:

Dr Diego de Castro Neurologista em Vitória: Avenida Americo Buaiz, 501 - Victória Office Tower - Torre Leste - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911

(27) 99707-3433

Posts mais Populares

Assine nossa Newsletter!

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail todos os nossos novos artigos.

DR DIEGO DE CASTRO

Dr. Diego de Castro dos Santos
Neurofisiologia clínica - RQE 74154
Neurologia - RQE 74153
Diretor Clínico Autor e Responsável Técnico pelo Site – Mantenedor.

Missão do Site: Prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade. Destinado ao público em geral.
NEUROLOGISTA EM SÃO PAULO – SP
CRM-SP 160074

R. Itapeva, 518 - sala 901
Bela Vista - São Paulo - SP 
CEP: 01332-904

Telefones:
(11) 3262-4745
(11) 98758-7663

NEUROLOGISTA VITÓRIA – ES
CRM-ES 11.111

Av. Américo Buaiz, 501 – Sala 109
Ed. Victória Office Tower Leste, Enseada do Suá, Vitória – ES, CEP: 29050-911

Telefones:
(27) 99707-3433
(27) 99886-7489

magnifier
× Como posso ajudar?
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram