Miastenia gravis é uma doença autoimune que afeta o sistema neuromuscular, causando fraqueza muscular. Afeta mais comumente os músculos que controlam os olhos e pálpebras, expressões faciais, mastigação, deglutição e fala. Mas pode afetar a maioria das partes do corpo.Assista a este vídeo para compreender o que Piora a Miastenia Gravis.
A fadiga é um sintoma muito comum na maioria dos subtipos de Miastenia, apenas com exceção da forma ocular, que afeta principalmente os olhos.
A principal característica da fadiga na Miastenia é a musculatura cansar com o uso. Ou seja, ao utilizar muito uma musculatura, ela gasta toda a acetilcolina disponível na junção neuromuscular, tornando-se mais difícil realizar as contrações musculares. É por isso que acontece a sensação de fraqueza.
Alguns fatores que podem piorar a fadiga em pacientes com Miastenia são:
A qualidade de vida da pessoa com Miastenia gravis não significa apenas focar nos aspectos da doença que precisam ser tratados. É importante estar atento e cuidar da sua saúde mental, já que alguns fatores emocionais, como os altos níveis de ansiedade, podem piorar a Miastenia, assim como os sintomas de fadiga.
Neste vídeo, Dr Diego de Castro e Dra Renata Andrade explicam os fatores que podem piorar a fadiga nos pacientes com Miastenia gravis.
Dr Diego de Castro atua como Neurologista em São Paulo responsável pelo Serviço de Eletroneuromiografia SP e é colaborador do Ambulatório de Neurogenética do Hospital das Clínicas da USP.
Gostou desse vídeo? Compartilhe com um amigo! Siga-nos nas redes sociais!
Continue aprendendo sobre a Miastenia gravis (MG), clicando nos links e lendo nossos outros artigos:
Em São Paulo: R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904
Telefone: (11) 3504-4304
Em Vitória: Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433