São Paulo: (11) 3504-4304 | Vitória: (27) 99707-3433 - (27) 99886-7489

O que Pode Causar Rigidez no Pescoço?

Dr Diego de Castro
19/01/2022
Compartilhe

A maioria das pessoas está familiarizada com a dor e a inconveniência da Rigidez no Pescoço, seja ao acordar de manhã ou mais tarde no dia após alguma atividade extenuante.

Segundo a Mayo Clinic, na maioria dos casos, dor e rigidez no pescoço acontecem devido a tensão muscular, principalmente por uma postura inadequada para dormir ou utilizar o celular. Mas também existem algumas situações em que o sintoma acontece devido a causas mais sérias, que necessitam de tratamento médico.

Neste artigo, Dr Diego de Castro Neurologista e Neurofisiologista pela USP, explica sobre as causas para a Rigidez no Pescoço.

Compreendendo a Rigidez no Pescoço

Segundo a Harvard Medical School, o pescoço contém músculos, tendões, ligamentos e ossos, que trabalham juntos para apoiar a cabeça e permitir que ela se movimente em muitas direções. Qualquer tipo de estresse aplicado sobre estas estruturas, ou mesmo lesão ou processo degenerativo, pode levar ao desenvolvimento de rigidez na região.

A Rigidez no Pescoço é uma condição tipicamente caracterizada por dor e dificuldade para mover o pescoço, especialmente quando se tenta virar a cabeça para o lado.

Também pode ser acompanhada de:

  • Dor de cabeça
  • Dor no pescoço
  • Dor no ombro
  • Dor no braço.

Para olhar para os lados, pode ser necessário girar todo o corpo em vez de apenas o pescoço.

Causas Comuns para a Rigidez no Pescoço

Segundo o NHS, existem diversas possíveis causas para a rigidez (acompanhada ou não de dor) no pescoço:

Tensão Muscular

Conforme a Johns Hopkins Medicine, a causa mais comum de rigidez no pescoço é uma tensão muscular, em particular no músculo levantador da escápula. Este músculo situa-se na região póstero-lateral do pescoço e sua principal função é conectar a coluna cervical com o ombro.

O músculo levantador da escápula é controlado pelo terceiro e quarto nervos cervicais e pode acumular tensão ao longo de muitas atividades comuns, tais como:

  • Dormir com o pescoço em uma posição inadequada
  • Queda ou impacto repentino que empurra a cabeça para o lado, como lesões esportivas
  • Virar a cabeça de um lado para o outro repetidamente durante uma atividade, como nadar de frente ou rastejar
  • Má postura ao visualizar o monitor do computador ou olhar para baixo para um telefone celular por períodos prolongados
  • Enfrentar situações de estresse excessivo ou ansiedade, o que pode levar à tensão no pescoço
  • Segurar o pescoço em uma posição anormal por um longo período, como apoiar o telefone entre o pescoço e o ombro.

Desgaste no Pescoço

Conforme a National Library of Medicine, sintomas de dor e rigidez no pescoço também podem ser causados pelo "desgaste" que ocorre nos ossos e articulações do pescoço. Este é um tipo de artrite chamada espondilolose cervical.

A espondilose cervical ocorre naturalmente com a idade. Nem sempre causa sintomas, embora em algumas pessoas as alterações ósseas possam causar rigidez no pescoço.

Nesse caso, os nervos que saem da medula espinhal na região do pescoço podem podem ser comprimidos à medida que os ossos e articulações se desgastam.

Por este motivo, a dor e a rigidez no pescoço podem estar associadas a dor neuropática nos braços, ombros, ou ocasionalmente em direção à cabeça. Essa dor pode ser descrita como sensação de dormência, pontadas ou queimação.

Distúrbios da Coluna Cervical

A coluna cervical consiste na medula espinhal, vértebras e discos intervertebrais localizados na região do pescoço. Quando qualquer parte da coluna cervical ficar desalinhada, causará dor e rigidez no pescoço. Por exemplo:

  • Distúrbios das articulações facetárias - estas articulações estão localizadas na parte de trás da estrutura espinhal. O desgaste devido ao uso incorreto ou excessivo de uma articulação ao longo dos anos leva a um processo inflamatório, associado à rigidez de movimento e uma condição dolorosa.
  • Hérnia de disco - quando um disco intervertebral se rompe, seu conteúdo pode causar irritação e dor às raízes nervosas que estão localizadas próximas a ele. Além da rigidez e dor no pescoço, também pode ser sentida dor ao longo dos braços.
Distúrbios da coluna cervical podem causar rigidez no pescoço
Distúrbios da coluna cervical podem causar rigidez no pescoço

Meningite ou Outras Infecções

Conforme informações da Meningitis Research Foundation, a infecção bacteriana na membrana do cérebro e da medula espinhal causa inflamação e enrijecimento do pescoço, juntamente com febre alta, dor de cabeça e náuseas. Esta é uma condição que necessita de atendimento médico imediato.

Outras infecções raras, mas graves, também podem causar sintoma de rigidez no pescoço, como doença meningocócica ou osteomielite vertebral. Em casos muito graves de gripe, a rigidez no pescoço também pode estar presente, acompanhada de febre, náuseas e sensibilidade à luz.

Whiplash ou "Efeito Chicote"

Chamamos de "Efeito Chicote" no pescoço aquelas lesões em que um impacto força o pescoço subitamente para frente ou para trás. Elas são mais frequentes durante acidentes de carro ou em esportes, ou mesmo em quedas onde a cabeça é sacudida violentamente.

Este tipo de lesão é grave, pois o movimento vigoroso da cabeça danifica os tendões e ligamentos do pescoço ou mesmo causando danos nos ossos ou nervos da região.

O principal sintoma é rigidez e dor no pescoço. Mas algumas pessoas também podem sofrer com:

  • Dor de cabeça
  • Tontura
  • Dor nas costas ou ombros
  • Sensação de pontadas ou queimação na área do pescoço
  • Perda de memória ou dificuldade de concentração.

Tumores

Um tumor cerebral, especialmente se estiver localizado no cerebelo, pode causar rigidez no pescoço. Quando um tumor está localizado na coluna cervical, também pode fazer com que o pescoço fique dolorido e/ou rígido.

Distonia Cervical

A distonia é um distúrbio do movimento, também conhecida como uma forma de torcicolo, que pode causar espasmos ou contrações involuntárias nos músculos do pescoço. Podem ocorrer torções da cabeça, virando-a para os lados, ou deixando-a presa em várias posições fora do alinhamento normal.

Segundo a Dystonia UK, esta condição pode causar rigidez no pescoço, além de dor e tremores.

Bruxismo e Distúrbios Temporomandibulares

As articulações temporomandibulares conectam a mandíbula inferior ao crânio. Diversos músculos ligados a essas articulações e ossos controlam o movimento da mandíbula que permite a fala, mastigação, engolir e bocejar. Distúrbios nessas articulações podem causar dor nos músculos da mandíbula.

Como os músculos do pescoço estão conectados à mandíbula, a tensão muscular que começa nessa região pode se mover para o pescoço. Isso causa dores, espasmos, tensão e rigidez no pescoço.

Da mesma forma que os distúrbios temporomandibulares, o bruxismo (aperto ou ranger de dentes) também pode cansar a mandíbula e levar à dor e rigidez na mandíbula e no pescoço.

Quando Procurar Ajuda Médica para a Rigidez no Pescoço

A rigidez no pescoço pode ser um sintoma desconfortável, mas geralmente não é motivo para pânico. Em casos raros, no entanto, poderia sinalizar a necessidade de uma avaliação médica.

Em nosso próximo artigo, vamos explicar sobre algumas práticas que você pode realizar para aliviar a rigidez no pescoço e como identificar a necessidade de buscar ajuda médica para investigar e tratar as causas deste sintoma.

Dr Diego de Castro Neurologista

Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP especialista em distonia e distúrbios do movimento. Cuida de pacientes com casos distônicos complexos por meio de aplicação de botox, eletroneuromiografia e estimulação cerebral profunda.

Também disponibilizamos conteúdo para pacientes e familiares. Aprenda mais clicando e lendo outros artigos:

Gostou desse artigo? Compartilhe com um amigo! Siga-nos nas redes sociais!

Saiba mais sobre nossa história e trajetória, clique aqui.

Nossos endereços para atendimento presencial:

Av. Américo Buaiz, 501 – Sala 109
Ed. Victória Office Tower Leste, Enseada do Suá, Vitória – ES, CEP: 29050-911

Telefone: (27) 99707-3433

R. Itapeva, 518 - sala 901 Bela Vista - São Paulo - SP, CEP: 01332-904

Telefones: (11) 3504-4304 e (11) 98758-7663

Posts Relacionados:


Compartilhe
Posts mais Populares
Acompanhe nosso Podcast!
Escute nossos conteúdos em áudio, na sua plataforma preferida:
Assine nossa Newsletter!

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail todos os nossos novos artigos.

Dr Diego de Castro dos Santos
Neurologia - Dr Diego de Castro
Dr Diego de Castro dos Santos é Neurologista pela USP e responsável pelo Serviço de Especialidades Neurológicas – Eletroneuromiografia. Atua como neurologista em Vitória Espírito Santo ES e em São Paulo no tratamento de Dor de Cabeça, Depressão, Doença de Parkinson, Miastenia gravis e outras doenças. Também se dedica a reabilitação de pacientes com AVC, distonias e crianças com paralisia cerebral, por meio de aplicação de toxina botulínica (Botox) e neuromodulação.
Dúvidas? Sugestões?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

DR DIEGO DE CASTRO

Dr. Diego de Castro dos Santos
Neurofisiologia clínica - RQE 74154
Neurologia - RQE 74153
Diretor Clínico Autor e Responsável Técnico pelo Site – Mantenedor.

Missão do Site: Prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade. Destinado ao público em geral.
NEUROLOGISTA EM SÃO PAULO – SP
CRM-SP 160074

R. Itapeva, 518 - sala 901
Bela Vista - São Paulo - SP 
CEP: 01332-904

Telefones:
(11) 3504-4304
(11) 98758-7663

NEUROLOGISTA VITÓRIA – ES
CRM-ES 11.111

Av. Américo Buaiz, 501 – Sala 109
Ed. Victória Office Tower Leste, Enseada do Suá, Vitória – ES, CEP: 29050-911

Telefones:
(27) 99707-3433
(27) 99886-7489

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa política de privacidade/cookies para saber mais informações.
magnifier
× Como posso ajudar?
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram