São Paulo: (11) 3504-4304 | Vitória: (27) 99707-3433 - (27) 99886-7489

Diagnóstico e Tratamento do Distúrbio Comportamental do Sono REM

Dr Diego de Castro
12/06/2024
Compartilhe

Conforme informações da The Michael J. Fox Foundation, cerca de 8 em cada 10 pessoas com Distúrbio Comportamental do Sono REM experimentam lesões durante o sono.

E mesmo que o distúrbio não atrapalhe a qualidade ou a quantidade do sono em si, é evidente a importância de um tratamento adequado para a condição, por causa dos movimentos físicos envolvidos que podem ser potencialmente prejudiciais.

Neste artigo, Dr Diego de Castro, neurologista e neurofisiologista pela USP, explica sobre Diagnóstico e Tratamento do Distúrbio Comportamental do Sono REM.

Diagnóstico do Distúrbio Comportamental do Sono REM

De acordo com a University of Michigan, as pessoas com este transtorno não estão cientes de seus comportamentos durante o sono. Muitas pessoas só descobrem que o têm quando seu parceiro de cama ou companheiro de quarto lhes conta sobre seu comportamento ou quando acordam com uma lesão.

Se você apresentar sintomas de distúrbio comportamental do sono REM, é importante consultar um médico. Considere trazer seu parceiro de sono, um membro da família ou amigo junto, se possível. Alguém que o acompanhe pode ajudá-lo a lembrar o que o médico diz ou fornecer informações adicionais. Seu médico pode fazer perguntas sobre seus sintomas e histórico médico, como as a seguir:

  • Medicamentos, vitaminas, ervas ou outros suplementos que você está tomando, bem como dosagens e quaisquer alterações recentes
  • Sintomas que você esteja experimentando, incluindo qualquer um que possa parecer não relacionado ao motivo da consulta
  • Informações pessoais importantes, incluindo quaisquer estresses importantes ou mudanças recentes na vida.

Seu médico também realizará um exame físico e um exame neurológico, à procura de sintomas do distúrbio comportamental do sono REM e outros distúrbios do sono. Isso é importante pois o distúrbio comportamental do sono REM pode apresentar sintomas semelhantes a outros distúrbios do sono, ou coexistir, por exemplo, com apneia obstrutiva do sono ou narcolepsia.

Importância da Polissonografia

Para receber um diagnóstico de distúrbio comportamental do sono REM, você será submetido a um estudo do sono em vídeo no laboratório, exame conhecido como polissonografia (PSG). Os estudos do sono são testes que registram, durante o sono, funções corporais específicas como:

  • Frequência cardíaca
  • Frequência respiratória e fluxo aéreo
  • Atividade das ondas cerebrais
  • Movimentos oculares
  • Movimentos musculares do queixo e membros superiores.

Para a realização deste exame, você passa a noite em um quarto reservado no laboratório do sono e pode ser filmado para documentar seu comportamento durante os ciclos de sono REM.

Critérios Diagnósticos

Para diagnosticar o distúrbio comportamental do sono REM, utilizamos os critérios de sintomas da Classificação Internacional de Distúrbios do Sono, Terceira Edição (CISD-3). Para confirmar o diagnóstico, os critérios incluem o seguinte:

  • Você tem episódios repetidos de vocalização relacionada ao sono e/ou comportamentos de movimento complexos
  • Os comportamentos são documentados por um estudo do sono (polissonografia) e ocorrem durante o sono REM
  • O estudo do sono também mostra que você experimenta sono REM sem atonia (paralisia muscular)
  • Você não tem atividade relacionada a convulsões durante o sono REM
  • Os comportamentos não são melhor explicados por outro distúrbio do sono, condição médica ou condição de saúde mental. Eles também não são causados por efeitos colaterais de medicamentos ou transtorno por uso de substâncias.

O distúrbio comportamental do sono REM pode ser a primeira indicação do desenvolvimento de uma doença neurodegenerativa, como:

  • Doença de Parkinson
  • Atrofia de múltiplos sistemas
  • Demência com corpos de Lewy.

Portanto, se você for diagnosticado com este distúrbio, deve realizar um acompanhamento médico para buscar um diagnóstico precoce dessas condições.

distúrbio comportamental do sono REM

Tratamento do Distúrbio Comportamental do Sono REM

A Cleveland Clinic explica que o principal objetivo do tratamento para o distúrbio comportamental do sono REM é criar um ambiente de sono seguro para você e seu parceiro de cama. Isso pode envolver certas estratégias e o uso de medicamentos.

Medidas de Segurança

As etapas para criar um ambiente de sono mais seguro incluem:

  • Remover objetos pontiagudos, de vidro e pesados do quarto
  • Colocar travesseiros entre você e as estruturas circundantes, como a cabeceira ou laterais da cammaa
  • Colocar um colchão no chão ao lado da cama (caso caia da cama) ou usar grades acolchoadas nas laterais da cama
  • Dormir em um saco de dormir.

Se os sintomas forem graves, pode ser mais seguro para o seu parceiro de cama se você dormir sozinho em um quarto diferente.

Você também deve tentar evitar o consumo de álcool, pois isso pode desencadear um episódio e piorar a condição.

Medicamentos

De acordo com artigo publicado no Journal of the International Neuropsychological Society, se os sintomas forem graves e as medidas de segurança não forem suficientes para prevenir lesões, o seu médico pode prescrever medicação para controlar os sintomas. Embora não haja nenhum medicamento aprovado especificamente para este transtorno, estudos mostraram que melatonina, clonazepam e pramipexol podem reduzir os sintomas em alguns casos. Veja a seguir:

  • A melatonina é um hormônio que a glândula pineal naturalmente produz para regular o ciclo de sono. No entanto, existem também formas sintéticas de melatonina como suplementação. É um considerado o tratamento de primeira linha para o tratamento do Distúrbio Comportamental do Sono REM, pois raramente causa efeitos colaterais. O seu médico provavelmente recomendará começar com uma dose mínima e, em seguida, aumentar a dose até que os sintomas melhorem.
  • O clonazepam é um sedativo e os pesquisadores ainda não têm certeza por que ele ajuda a tratar o Distúrbio Comportamental do Sono REM. Mas a maioria das pessoas com o distúrbio que tomam uma dose baixa de clonazepam antes de dormir têm poucos ou nenhum pesadelo, vocalizações ou comportamentos de encenação de sonhos. O clonazepam pode causar efeitos colaterais desagradáveis. Por causa disso, seu médico só vai prescrevê-lo se a melatonina não ajudar.
  • O pramipexol é um agonista dopaminérgico. Prescrevemos principalmente para tratar a doença de Parkinson e a síndrome das pernas inquietas, mas pesquisas recentes mostram que ele pode ajudar a tratar os sintomas do Distúrbio Comportamental do Sono REM. Uma das teorias de porque este medicamento funciona para este transtorno é a possibilidade de ser causado por uma deficiência dopaminérgica.

Causar ferimentos a si mesmo ou ao seu parceiro de cama enquanto você está dormindo pode ser angustiante. Mas a implicação mais importante do Distúrbio Comportamental do Sono REM é sua associação com condições neurológicas, particularmente doença de Parkinson, atrofia de múltiplos sistemas e demência por corpos de Lewy. Por este motivo, é tão importante procurar tratamento.

E mesmo que você tenha recebido um diagnóstico de Distúrbio Comportamental do Sono REM isolado, provavelmente precisará consultar seu médico regularmente para verificar se há sinais das condições neurológicas que estão fortemente associadas a ele, assim como ficar atento ao aparecimento de outros sintomas, como problemas com o movimento ou alterações cognitivas, para informar o seu médico.

Dr Diego de Castro Neurologista & Neurofisiologista Especialista em Doença de Parkinson

Dr Diego de Castro dos Santos cuida de pessoas com Doença de Parkinson, uma doença especialmente desafiadora, tanto para o paciente quanto para a equipe que o atende.

Atualmente é neurologista colaborador do Hospital das Clínicas da USP onde atua na reabilitação neurológica na Doença de Parkinson por meio de neuromodulação (Estimulação Cerebral Profunda) e Toxina Botulínica.

Acesse mais nossos artigos sobre a doença de Parkinson:

Endereço: Rua Itapeva, 518 - sala 901
Bela Vista
São Paulo - SP, 01332-904

Telefone: (11) 3504-4304

Dr Diego de Castro - Tratamento da Doença de Parkinson em Vitória ES

No Espírito Santo em Vitória ES, Dr Diego de Castro também realiza tratamento e atendimento especializado às pessoas com doença de Parkinson, no Serviço de Especialidades Neurológicas, em Vitória, na Enseada do Suá, próximo ao Shopping Vitória.

Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911

Telefone: (27) 99707-3433

Posts Relacionados:


Compartilhe
Posts mais Populares
Acompanhe nosso Podcast!
Escute nossos conteúdos em áudio, na sua plataforma preferida:
Assine nossa Newsletter!

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail todos os nossos novos artigos.

Dr Diego de Castro dos Santos
Neurologia - Dr Diego de Castro
Dr Diego de Castro dos Santos é Neurologista pela USP e responsável pelo Serviço de Especialidades Neurológicas – Eletroneuromiografia. Atua como neurologista em Vitória Espírito Santo ES e em São Paulo no tratamento de Dor de Cabeça, Depressão, Doença de Parkinson, Miastenia gravis e outras doenças. Também se dedica a reabilitação de pacientes com AVC, distonias e crianças com paralisia cerebral, por meio de aplicação de toxina botulínica (Botox) e neuromodulação.
Dúvidas? Sugestões?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


DR DIEGO DE CASTRO

Dr. Diego de Castro dos Santos
Neurofisiologia clínica - RQE 74154
Neurologia - RQE 74153
Diretor Clínico Autor e Responsável Técnico pelo Site – Mantenedor.

Missão do Site: Prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade. Destinado ao público em geral.
NEUROLOGISTA EM SÃO PAULO – SP
CRM-SP 160074

R. Itapeva, 518 - sala 901
Bela Vista - São Paulo - SP 
CEP: 01332-904

Telefones:
(11) 3504-4304
(11) 98758-7663

NEUROLOGISTA VITÓRIA – ES
CRM-ES 11.111

Av. Américo Buaiz, 501 – Sala 109
Ed. Victória Office Tower Leste, Enseada do Suá, Vitória – ES, CEP: 29050-911

Telefones:
(27) 99707-3433
(27) 99886-7489

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa política de privacidade/cookies para saber mais informações.
magnifier
× Como posso ajudar?
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram