De acordo com a Mayo Clinic, Tendinite na Mão é um termo usado para descrever dor, inchaço e danos aos tendões da mão, quando eles ficam inflamados. Pode ser uma condição muito dolorosa e, se não tratada, levar a problemas a longo prazo.
Usamos as mãos inúmeras vezes ao longo do dia. De tarefas simples a movimentos complexos, nossas mãos estão sempre trabalhando. Infelizmente, com o tempo, esses movimentos repetitivos podem afetar as estruturas internas das mãos, causando dor e lesões.
Neste artigo, Dr Diego de Castro, Neurologista e Neurofisiologista pela USP, explica sobre as causas e sintomas da Tendinite na Mão.
Navegação pelo Artigo
Os tendões são espécies de cordões de tecido conjuntivo que unem o músculo ao osso. Sua função é controlar os movimentos dos dedos e punho através dos músculos dos dedos e braços.
São 23 tendões que cruzam o pulso e a mão. Esses tendões permitem que nossas mãos realizem desde movimentos delicados a trabalhos mais intensos. Eles são caracterizados em três tipos de tendões:
Conforme informações no NHS, maioria das pessoas desenvolve tendinite porque seus trabalhos ou hobbies envolvem movimentos realizados repetidamente. Isso coloca pressão sobre os tendões.
Entre os principais fatores que causam tendinite, podemos destacar:
Outras condições médicas, como artrite reumatoide, diabetes e gota também podem aumentar o risco de desenvolver tendinite grave.
Segundo artigo publicado na Sports Medicine and Health Science, quando os tendões estão inflamados em sua respectiva bainha ou invólucro, torna-se mais difícil mover os dedos, fazendo com que a mão pareça rígida e sensível. Os sintomas mais comuns da tendinite da mão incluem:
Estes sintomas tendem a ser piores de manhã e tarde da noite, com a inatividade.
Se você estiver enfrentando esses sintomas como resultado de trauma de um acidente, uso repetitivo, lesão nervosa e/ou ligamentar, recomendamos procurar atendimento médico.
A maioria dos casos de tendinite tendem a se resolver em poucos dias com repouso e cuidados em casa. Se não forem tratados, entretanto, os tendões podem romper ou desenvolver uma condição chamada tendinose crônica (degeneração gradual do tendão ao longo do tempo, levando ao aumento do desconforto, inchaço, ruptura, fraqueza e caroços ao longo do tendão afetado).
A tendinite é uma condição que afeta pessoas de todas as esferas da vida e, dependendo da gravidade, o tratamento pode variar de cuidados caseiros a uma opção mais invasiva, como um procedimento cirúrgico.
Em nosso próximo artigo, vamos explicar sobre diagnóstico e tratamento da tendinite na mão e a crescente popularidade da terapia por ondas de choque como um tratamento eficaz para auxiliar no processo de recuperação.
Gostou deste artigo? Compartilhe com um amigo! Siga-nos nas redes sociais!
Continue aprendendo sobre cuidados em saúde:
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP e atua na reabilitação de pacientes com diversas condições relacionadas à dor crônica, por meio de uma avaliação neurológica elaborada e da realização da terapia por ondas de choque, entre outras abordagens terapêuticas.
No Serviço de Especialidades Neurológicas, com unidades em Vitória - ES e São Paulo, oferece um serviço de qualidade de assistência para melhorar a qualidade de vida de pacientes que sofrem com um sintoma tão debilitante como a dor crônica.
Para saber mais sobre a nossa abordagem no tratamento com ondas de choque, veja abaixo nossas informações de contato:
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Tel: (27) 99707-3433
R. Itapeva, 518 - sala 901 Bela Vista - São Paulo - SP, CEP: 01332-904
Telefones: (11) 3504-4304
Posts Relacionados: