Primeiramente, existem diversos tipos de transtorno de ansiedade. Mas o que é ansiedade?
De acordo com o National Institute of Mental Health, a ansiedade é:
"uma sensação de antecipação de um evento ou medo de algo futuro".
Embora qualquer um possa se sentir ansioso diante de um problema na vida ou trabalho, os diferentes tipos de transtornos de ansiedade tornam a sensação de antecipação ou medo contínua e atrapalham a vida do indivíduo.
Os transtornos de ansiedade podem piorar com o tempo, afetando as relações íntimas, produtividade escolar, no trabalho e no convívio social. Os tipos de ansiedade mais comum são:
Neste artigo, entenda os diferentes tipos de transtorno de ansiedade e como eles afetam a vida dos indivíduos.
Navegação pelo Artigo
Segundo US Department Health & Human Services, existem vários tipos de transtornos de ansiedade. Veja abaixo os mais comuns:
No Transtorno de Ansiedade Generalizada, a pessoa pode apresentar preocupações intensas e frequentes de forma desproporcional ao tamanho do problema. Esses pensamentos dificultam a concentração ou a conclusão das tarefas diária e geram sofrimento psíquico. Entre os tipos de ansiedade, TAG é a forma mais comum.
Além disso, uma pessoa com Transtorno de Ansiedade Generalizada apresenta:
A maioria dos sintomas aumenta com os pensamentos ansiosos. Sempre há uma sensação difícil de explicar, inclusive os pacientes podem não reconhecer a sensação de medo.
De acordo com Mental Health UK, assim surge um ciclo que é um grande desafio para pacientes com ansiedade:
Em geral, todos os tipos de ansiedade apresentam esse ciclo e são relacionados a liberação de adrenalina.
Entre as consequências da ansiedade, quando seus sintomas se tornam incontroláveis, está uma sensação intensa de mal-estar, "estar passando mal", o que leva os pacientes a procurarem o pronto-socorro.
Os transtornos do pânico são um tipo de ansiedade que vem sob a forma de ataques repentinos e inesperados. Algumas vezes podem ser desencadeados por algum pensamento ou situação específica, mas que podem ser de difícil identificação.
Segundo a American Psychiatric Association, os episódios de pânico são acompanhados por um medo intenso e sintomas que incluem:
O transtorno de estresse pós-traumático é um tipo de ansiedade associado a um evento claramente traumático. Ele pode surgir após perda de um ente querido, doença, acidente ou outra situação estressante de lesão corporal.
Segundo a Australian Government Health Department, os principais desencadeantes do estresse pós traumático são:
Os indivíduos que passaram por essa situação tornam a vivenciá-la de uma maneira viva quando expostos a qualquer coisa que possam lembrar o evento. Os indivíduos sentem necessidade de fuga imediata e podem apresentar um sentimento de medo, estresse, choro ou sentirem-se completamente paralisados.
As fobias são a sensação de medo intenso de um animal, lugar ou situação. Elas estão além do medo convencional, pois produzem uma sensação de perigo e um desejo às vezes incontrolável de fuga.
Pacientes com fobias mudam sua rotina, trajeto ou evitam situações a fim de se esquivar do objeto ou situação que trazem os sintomas de medo à tona.
De acordo com o National Institute of Mental Health, mesmo que as fobias sejam um tipo de ansiedade comum, há diferentes tipos de fobia:
Esse tipo de ansiedade é uma fobia a lugares fechados, com multidões ou situações em que o indivíduo se sinta com dificuldade de fugir, caso necessário.
A agorafobia pode ser ainda desencadeada em situações de lugares vazios em que o indivíduo se sinta sem a possibilidade de pedir ajuda.
De acordo com a Mind Association UK, situações que podem desencadeá-la:
Alguns pacientes podem evitar sair de casa, por exemplo, para se esquivar desses ambientes e por isso apresentar problemas de convívio e na produtividade no trabalho.
Existem outros tipos de ansiedade que podem ser desencadeados por situações específicas e tem suas características próprias:
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP e disponibiliza conteúdo sobre condições neurológicas e o sistema nervoso. Leia nossos outros artigos relacionados a este tema:
Gostou desse artigo? Compartilhe com um amigo.
Siga-nos nas redes sociais! Assine nossa newsletter.
Para saber mais sobre a nossa abordagem no tratamento de distúrbios neuropsiquiátricos, veja abaixo nossas informações de contato:
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Tel: (27) 99707-3433
R. Itapeva, 518 - sala 901 Bela Vista - São Paulo - SP, CEP: 01332-904
Telefones: (11) 3504-4304
Quem sofre de ansiedade sente aperto e formigamento na cabeça
Alguns pacientes com ansiedade podem apresentar muitos sintomas físicos como dor no peito, falta de ar, dormências pelo corpo, zumbido no ouvido, escurecimento visual, boca seca, dores de cabeça e dores pelo corpo. Esses sintomas melhoram com o tratamento.