A Enxaqueca na Gravidez pode interferir na qualidade de vida da mulher, reduzir sua autoestima e até mesmo trazer um sentimento negativo em relação à gravidez. Mas é possível realizar um tratamento preventivo de crises de enxaqueca.
Neste vídeo, Dr Diego de Castro e Dra Juliana Fernandes explicam sobre a importância da mulher com enxaqueca realizar um acompanhamento com o neurologista antes de engravidar, para prevenir o aumento das crises no primeiro trimestre.
Tratamento da Enxaqueca na Gravidez
De acordo com o NHS, mulheres que sofrem de enxaqueca podem notar mudanças nos padrões de dor de cabeça durante a gravidez. O primeiro trimestre da gravidez é uma fase em que os níveis de estrogênio aumentam, o que pode piorar os quadros de dor de cabeça. A partir do segundo e terceiro trimestre, existe uma tendência a estabilizar o nível hormonal, reduzindo as crises de dor de cabeça.
Ao planejar a gravidez, é interessante que a mulher que tem enxaqueca também realize um acompanhamento com o neurologista, além das consultas com o ginecologista para o pré-gestacional.
O neurologista pode prescrever tratamentos preventivos para a dor, especificamente procedimentos que sejam seguros quando você engravidar, para não precisar trocar o remédio nem submeter você e seu bebê a um risco. Entre os procedimentos, podemos destacar:
- Aplicação de toxina botulínica pode ser utilizada para prevenir a dor de cabeça antes da mulher engravidar ou em qualquer outra mulher. Entretanto, durante a gravidez, não pode ser aplicada. A vantagem de utilizar este procedimento, é a prevenção das crises de enxaqueca por aproximadamente 4 meses, ou seja, o primeiro trimestre, momento em que as crises tendem a piorar.
- Bloqueio dos nervos occipitais (nervos na região da nuca), por meio de um anestésico local, para impedir a excitabilidade dos neurônios que desencadeiam a crise de enxaqueca. A duração dos resultados é de um a três meses, mas o procedimento pode ser realizado durante a gravidez.
Os cuidados com a dieta sempre são fundamentais. E a suplementação de algumas vitaminas também podem ser interessantes para a gestante e para quem quer engravidar.
Além disso, é importante cuidar da qualidade do sono e reduzir seus níveis de ansiedade. Muitas pacientes que não têm enxaqueca acabam tendo dor de cabeça no segundo trimestre. E, na maioria dos casos, o motivo é dormir mal ou estar ansiosa.
Lembre-se de que ninguém consegue melhorar a dor de cabeça se estiver dormindo mal, depressivo, ansioso. Cuidar de todos esses fatores faz parte do tratamento da mulher que tem enxaqueca.
Dr Diego de Castro Neurologista
Dr Diego de Castro é Neurologista e Neurofisiologista pela USP. Realiza aplicação de botox, bloqueio de nervos cranianos, entre outras tratamentos.
Gostou desse vídeo? Compartilhe com um amigo! Siga-nos nas redes sociais!
Apesar de frequentemente ser subvalorizada, sabemos que este tipo de dor de cabeça não é frescura. Por isso, disponibilizamos mais informação para você conhecer sua condição e seu tratamento:
Estamos disponíveis para avaliar seu caso por telemedicina ou nos endereços abaixo:
Dr Diego de Castro Neurologista - Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Tel: (27) 99707-3433
R. Itapeva, 518 - sala 901 Bela Vista - São Paulo - SP, CEP: 01332-904
Telefones: (11) 3504-4304 e (11) 98758-7663