São Paulo: (11) 98758-7663 - (11) 3262-4745 | Vitória: (27) 99707-3433 - (27) 99886-7489

Enxaqueca na Gravidez - Causas, Tratamento e Prevenção

Dr. Diego de Castro dos Santos04/03/2020,
Compartilhe

Dores de cabeça persistentes e latejantes de enxaqueca na gravidez podem afetar a qualidade de vida de uma futura mamãe. Segundo a American Migraine Foundation, mais de 25% das mulheres experimentam enxaqueca durante a vida. E são as flutuações hormonais, especialmente nos níveis de estrogênio, que podem ter um grande impacto na frequência e intensidade das crises de enxaqueca.

Se você está grávida ou planeja engravidar em breve, continue acompanhando este artigo para conhecer as explicações do Dr Diego de Castro, Neurologista e Neurofisiologista pela USP, sobre os sintomas da enxaqueca na gravidez e como podemos tratá-los.

Todas as Mulheres Experimentam Enxaqueca na Gravidez?

De acordo com o NHS, mulheres que sofrem de enxaqueca podem notar mudanças nos padrões de dor de cabeça durante a gravidez.

O aumento do estrogênio no primeiro trimestre da gestação pode acarretar piora da enxaqueca. Náuseas e vômitos desse período também contribuem para que as crises sejam mais comuns.

No entanto, muitas mulheres podem observar uma redução nas crises de enxaqueca, especialmente no segundo e terceiro trimestres. Isso acontece devido a estabilização dos níveis de estrogênio nessa fase.

Assim, mulheres com enxaqueca relacionada ao ciclo menstrual são menos propensas a ter crises durante o segundo e terceiro trimestre da gravidez.

Contudo, a incidência de enxaqueca na gravidez é extremamente variável e individual. Mulheres que nunca tiveram enxaqueca podem experimentá-la pela primeira vez na gestação. E algumas mulheres com histórico de enxaqueca podem ter crises mais graves nesse período.

Devo me Preocupar por Ter Enxaqueca na Gravidez?

As mulheres precisam considerar alguns aspectos da gravidez que a enxaqueca pode afetar. Mulheres com enxaqueca na gravidez podem estar mais propensas a:

  • Maior incidência de náusea e vômitos no primeiro trimestre
  • Alterações do humor
  • Distúrbios do sono
  • Maior ganho de peso durante a gravidez

O aparecimento ou agravamento da enxaqueca em mulheres grávidas não deve ser menosprezado. Pesquisa da American Headache Society evidencia que os sintomas da enxaqueca, quando acompanhados de pressão alta, podem aumentar o risco de desenvolver pré-eclâmpsia ou outras complicações vasculares.

Além disso, mulheres cujos sintomas da enxaqueca não diminuem durante a gravidez devem ser ainda mais vigilantes. É importante trabalhar com seu obstetra e um médico neurologista especialista em enxaqueca, para estabelecer um plano de tratamento seguro.

Como Prevenir a Enxaqueca na Gravidez

Muitas vezes, a melhor maneira de tratar uma enxaqueca é impedir que as crises aconteçam. Nem sempre é possível. Mas existem algumas etapas que você pode seguir para reduzir as chances e a frequência de crises:

  • Mantenha um diário para identificar seus gatilhos. Anote o que você comeu, onde estava e o que estava fazendo antes de uma crise. Os gatilhos comuns incluem luzes, barulhos, calor ou frio excessivo, fumaça de tabaco e alimentos como chocolate, queijo, adoçantes artificiais e carnes processadas. Depois de perceber um padrão que precede suas enxaquecas, tente evitar esses gatilhos.
  • Faça do sono uma prioridade. Siga horários consistentes de sono e vigília. Se achar necessário, use tampões para os ouvidos e uma máscara para os olhos. Pratique uma boa higiene do sono.
  • Adote práticas de relaxamento. É importante reconhecer situações estressantes e aprender a lidar com elas. Neste sentido, aprender técnicas de relaxamento ou meditação pode ajudar. Converse com seu médico para saber se ioga ou massagem são seguras e podem ser úteis para o seu caso.
  • Mantenha-se hidratada. Seu corpo precisa de muito mais água durante a gravidez e a desidratação é uma causa comum de enxaqueca na gravidez.
  • Pratique exercícios regulares e seguros para a gravidez. Caminhada, hidroginástica e pilates ajudam a reduzir as crises. E também é bom para o seu corpo e a saúde do bebê. Apenas evite de praticar exercícios no ,momento da crise.
  • Elabore um plano de tratamento com o seu médico. Quais medicamentos funcionam para você? Quais tratamentos não farmacêuticos oferecem alívio? É bom se familiarizar e discutir os planos e medicamentos para a dor com seu médico antes de precisar deles.
enxaqueca na gravidez
É possível prevenir a enxaqueca na gravidez!
Foto de Garon Piceli de Pexels

Como Tratar a Enxaqueca na Gravidez

A Food and Drug Administration (FDA) classifica os tratamentos de enxaqueca na gravidez em várias categorias de segurança, com base no potencial de cada medicamento para causar defeitos congênitos.

Segundo a National Migraine Center, para um tratamento seguro da enxaqueca durante a gravidez, pode ser necessário reavaliar suas opções terapêuticas. Os medicamentos devem ser cuidadosamente escolhidos, porque a maioria deles passa pela placenta para o feto em desenvolvimento.

Algumas recomendações para tratar enxaqueca na gravidez incluem:

  • Prefira conhecer os gatilhos que causam a sua enxaqueca para prevenir o surgimento da dor;
  • Cuide do seu sono (regularidade e quantidade);
  • Tome bastante líquido e evite comidas condimentadas;
  • No início de uma crise de enxaqueca, discuta com seu médico a possibilidade de tomar chá de gengibre;
  • Caso você apresente náusea e vômitos, algumas medicações podem ajudar a tratar esses sintomas e evitar o surgimento da crise de dor;
  • Pequenas doses de cafeína e acetaminofeno (paracetamol) são geralmente seguras, mas apenas conforme recomendado pelo seu médico;
  • Evite anti-inflamatórios não esteroides;
  • A reposição de algumas vitaminas, em especial do complexo B, são seguras na gravidez e podem diminuir o número de crises;
  • Para casos de muitas dores, você pode considerar realizar o bloqueio dos nervos occipitais;
  • Você também pode avaliar o uso de dispositivo de neuroestimulação cutânea para te ajudar a aliviar e prevenir as crises.

Como o Neurologista Especialista em Enxaqueca Pode Ajudar

O médico neurologista pode lhe fornecer informações mais específicas sobre o tratamento para o seu caso. Consulte-o na primeira vez que suspeitar que está com enxaqueca. O mesmo acontece se uma dor de cabeça inexplicável persistir por mais de algumas horas, retornar com muita frequência ou for acompanhada de febre.

A enxaqueca pode ser gerenciada e com muito sucesso, se o médico neurologista e seu paciente trabalharem juntos para melhorar sua qualidade de vida. Neste sentido, Dr Diego de Castro trabalha juntamente com cada um de seus pacientes, com estratégias que ajudem a minimizar sua necessidade de medicamentos.

Entendemos que a dor de cada paciente é única. Por isso, abordamos planos de tratamento individualizados. Há opções seguras nas gravidez como o bloqueio de nervo occipital e a neuroestimulação que podem melhorar a sua vida e manter seu bebê em segurança.

Dr Diego de Castro Neurologista & Neurofisiologista

Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP e se dedica a cuidar de pacientes com dor de cabeça e outras condições neurológicas.

Aprenda mais sobre dor de cabeça e outras condições neurológicas associadas acessando nossos artigos:

Para agendar uma consulta ou saber mais sobre os serviços de diagnóstico e tratamento da dor, veja abaixo nossas informações de contato: R. Itapeva, 518 – sala 901 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01332-904

Telefones: (11) 3262-4745 e (11) 98758-7663

Neurologista Especializado em Enxaqueca – Tratamento de Enxaqueca em Vitória Espírito Santo ES

Em Vitória, também estamos disponíveis para cuidar de grávidas que estão sofrendo com enxaqueca na gravidez.

Nosso Endereço de atendimento - Dr Diego de Castro Neurologista: Avenida Americo Buaiz, 501 – Victória Office Tower – Torre Leste – Enseada do Suá, Vitória – ES, 29050-911, próximo ao Shopping Vitória.

Telefone: (27) 99707-3433

Designed by Freepik

Posts Relacionados:


Compartilhe

Posts mais Populares

Assine nossa Newsletter!

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail todos os nossos novos artigos.

Dr Diego de Castro dos Santos
Dr Diego de Castro Neurologista
Dr Diego de Castro dos Santos é Neurologista pela USP e responsável pelo Serviço de Especialidades Neurológicas – Eletroneuromiografia. Atua como neurologista em Vitória Espírito Santo ES e em São Paulo no tratamento de Dor de Cabeça, Depressão, Doença de Parkinson, Miastenia gravis e outras doenças. Também se dedica a reabilitação de pacientes com AVC, distonias e crianças com paralisia cerebral, por meio de aplicação de toxina botulínica (Botox) e neuromodulação.
Dúvidas? Sugestões?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DR DIEGO DE CASTRO

Dr. Diego de Castro dos Santos
Neurofisiologia clínica - RQE 74154
Neurologia - RQE 74153
Diretor Clínico Autor e Responsável Técnico pelo Site – Mantenedor.

Missão do Site: Prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade. Destinado ao público em geral.
NEUROLOGISTA EM SÃO PAULO – SP
CRM-SP 160074

R. Itapeva, 518 - sala 901
Bela Vista - São Paulo - SP 
CEP: 01332-904

Telefones:
(11) 3262-4745
(11) 98758-7663

NEUROLOGISTA VITÓRIA – ES
CRM-ES 11.111

Av. Américo Buaiz, 501 – Sala 109
Ed. Victória Office Tower Leste, Enseada do Suá, Vitória – ES, CEP: 29050-911

Telefones:
(27) 99707-3433
(27) 99886-7489

magnifier linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram