Cerca de 80% dos pacientes apresenta a forma de Miastenia gravis com Anticorpo Anti-Receptor de Acetilcolina. Por este motivo, consideramos esta a forma clássica de Miastenia gravis.
Neste vídeo, Dr Diego de Castro e Dra Renata Andrade explicam esta forma de Miastenia gravis, suas características e resposta ao tratamento.
De acordo com Cleveland Clinic, a Miastenia gravis é uma doença cujo sintoma mais comum é fraqueza muscular. Nos pacientes em que a causa é a presença de Anticorpos Anti-Receptor de Acetilcolina, o quadro clínico apresenta-se, geralmente com sintomas relacionados à motricidade ocular:
Mas queixas relacionadas à musculatura bulbar também podem estar presentes, como dificuldades de mastigação e deglutição.
Embora grande parte dos pacientes experimente um processo de generalização da doença logo nos primeiros anos do início dos sintomas, um grupo de pacientes permanece com a forma puramente ocular.
Também é interessante esclarecer que a maioria dos pacientes responde muito bem ao tratamento, apesar das flutuações dos sintomas que podem acontecer durante o curso da doença. Apenas uma pequena porcentagem dos pacientes evolui para a forma refratária da doença, com dificuldades para responder aos tratamentos.
Dr Diego de Castro atua como Neurologista em São Paulo responsável pelo Serviço de Eletroneuromiografia SP e é colaborador do Ambulatório de Neurogenética do Hospital das Clínicas da USP.
Gostou desse vídeo? Compartilhe com um amigo! Siga-nos nas redes sociais!
Continue aprendendo sobre a Miastenia gravis (MG), clicando nos links e lendo nossos outros artigos:
Em São Paulo: R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904
Telefone: (11) 3504-4304
Em Vitória: Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433