Os sintomas da enxaqueca podem ser causados pela "aura da enxaqueca" ou pela "dor de cabeça" propriamente dita. As crises de dor de cabeça são recorrentes e podem ser graves, incapacitantes e reduzir a qualidade de vida das pessoas afetadas.
A Enxaqueca é um tipo de dor de cabeça limitante cujos sintomas de dor são em geral do tipo latejante associados a mal estar, e graus variáveis de náusea e aversão a luz e ruídos.
Segundo pesquisa de Harvard Medical School cerca de 12% da população mundial apresenta sintomas de enxaqueca episódica. A forma crônica acomete 4% da população mundial.
Neste artigo Dr Diego de Castro Neurologista e Neurofisiologista pela USP, explica sobre a enxaqueca, cada uma das fases de uma crise e seus sintomas. Continue a leitura para saber mais.
Navegação pelo Artigo
De acordo com o NHS, nem todo mundo terá uma sintomas da enxaqueca 'típica'. Existem diferentes tipos de enxaqueca que envolvem uma diversidade de sintomas considerável.
No entanto, os sintomas da enxaqueca mais frequentes incluem:
Em pacientes com mais de 15 dias de dor por mês a característica do dor pode mudar. Da mesma forma, em outros pacientes os sintomas podem ser variáveis de acordo com o estágio e a fase da enxaqueca.
Muitas vezes você pode prever o padrão da sua crise de enxaqueca, pois há estágios bem definidos. São essas etapas e seus sintomas que distinguem uma enxaqueca de outros tipos de dor de cabeça.
Segundo a American Academy of Family Physicians, podemos dividir uma crise de enxaqueca em quatro ou cinco estágios:
Esta fase não está presente em todos os pacientes. Ele antecede o início da dor. O estágio premonitório é marcado por:
Esses sintomas podem durar de 1 a 24 horas.
A aura da enxaqueca inclui uma ampla gama de sintomas neurológicos. Esse estágio pode durar de 5 a 60 minutos e geralmente acontece antes da dor de cabeça, exceto em crianças que a aura acompanha a dor.
Os sintomas de aura são diversos:
A aura da enxaqueca pode estar ausente em alguns pacientes (Enxaqueca sem aura). Mesmo pacientes com aura podem não apresentar todos os sintomas.
Por vezes, ao invés de alterações visuais, a aura é marcada por vertigem, zumbido com ou sem visão dupla. Nesse caso chamamos de aura de tronco cerebral.
A aura sempre será um sintoma neurológico transitório com duração de no máximo 60 minutos.
Saiba mais sobre a aura da enxaqueca, assistindo a este vídeo:
Esta fase envolve dores de cabeça que podem ser graves e até insuportáveis.
Alguns pacientes podem ter dor por horas com resolução espontânea, pelo sono ou melhorar apenas com uso de analgésico.
Pacientes com crises graves podem entrar em um ciclo de dor contínuo com duração de 72 horas, ininterrupto, chamado "estado de mal migranoso", que só melhora com medicamentos endovenosos.
As causas da enxaqueca não são completamente conhecidas. Segundo a Mayo Clinic, evidências atuais apontam que as causas da enxaqueca relacionam-se a:
Neste vídeo, Dr Diego de Castro aborda as causas da enxaqueca:
Segundo a American Migraine Foundation, os "Triggers" são os gatilhos ambientais, emocionais e do próprio corpo que são frequentes causas da enxaqueca, principalmente, das crises de dor de cabeça. Conhecê-los é fundamental para o melhor manejo da enxaqueca. Veja os gatilhos mais comuns:
Dr Diego de Castro cuida de pacientes com enxaqueca e outras cefaleias para alcançar uma melhor qualidade de vida.
Entendemos que a dor de cada paciente é única. Por isso, cada paciente deve buscar ajuda especializada para determinar as causas da enxaqueca em seu caso, e assim individualizar seu plano de tratamento.
Clique nos links abaixo e aprenda mais sobre outras condições neurológicas que podem acompanhar os sintomas de enxaqueca:
Além deste artigo sobre as causas da enxaqueca e seus sintomas, Dr Diego de Castro Neurologista disponibiliza outros conteúdos sobre dor de cabeça. Acesse nossos artigos:
Para agendar uma consulta ou saber mais sobre os serviços de diagnóstico e tratamento da dor, veja abaixo nossas informações de contato:
R. Itapeva, 518 – sala 901 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01332-904
Telefones: (11) 3504-4304
No Espírito Santo, Dr Diego de Castro Neurologista também oferece tratamento especializado às pessoas com dor de cabeça em Vitória ES, no Serviço de Especialidades Neurológicas, em Vitória, na Enseada do Suá, próximo ao Shopping Vitória.
Avenida Americo Buaiz, 501 – Victória Office Tower – Torre Leste – Enseada do Suá, Vitória – ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433
Posts Relacionados:
[…] que sofrem de enxaqueca podem notar mudanças nos padrões de dor de cabeça durante a gravidez. Por exemplo, muitas […]