São Paulo: (11) 98758-7663 - (11) 3504-4304 | Vitória: (27) 99707-3433 - (27) 99886-7489

Hidrocefalia de Pressão Normal - Causas e Sintomas

Dr Diego de Castro
05/01/2022
Compartilhe

Segundo a Cleveland Clinic, Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN) é uma condição causada pelo acúmulo anormal de fluido cefalorraquidiano (ou líquido cefalorraquidiano - LCR) nos ventrículos cerebrais.

A hidrocefalia de pressão normal é um tipo diferente de hidrocefalia que ocorre mais frequentemente em pessoas com mais de 60 anos. É um diagnóstico clínico importante, por ser uma causa potencialmente reversível de sintomas semelhantes aos observados em casos de demência.

Neste artigo, Dr Diego de Castro, Neurologista e Neurofisiologista pela USP, explica sobre as causas e sintomas da Hidrocefalia de Pressão Normal.

Como a Hidrocefalia de Pressão Normal Desenvolve-se

Segundo artigo publicado na Neurology, os ventrículos cerebrais são cavidades dentro do cérebro que produzem e armazenam o fluido cefalorraquidiano. Um fluxo constante de LCR mantém a pressão ao redor do cérebro estável. Mas quando o sistema natural responsável por drenar e absorver o LCR extra passa a apresentar problemas, os ventrículos aumentam para acomodar o fluido extra. Esta condição é chamada Hidrocefalia.

A Hidrocefalia de Pressão Normal é diferente de outros tipos de hidrocefalia, porque se desenvolve lentamente ao longo do tempo. A drenagem do líquido cefalorraquidiano é bloqueada gradualmente, e o fluido extra se acumula lentamente.

Como os ventrículos passam a aumentar de tamanho lentamente, a pressão do fluido no cérebro pode não ser tão alta quanto em outros tipos de hidrocefalia. No entanto, apesar de utilizarmos o termo "pressão normal", os ventrículos aumentados ainda exercem um certo nível de pressão no cérebro e podem causar sintomas.

Conforme a Hydrocephalus Association, o termo "hidrocefalia de pressão normal" tem origem em um artigo de 1964 do Dr. Salomon Hakim, descrevendo alguns casos de hidrocefalia que apresentaram baixas pressões do LCR na punção lombar.

Como uma medição isolada de pressão do LCR por punção lombar não produz uma estimativa real da pressão intracraniana (PIC) em pacientes com HPN, alguns autores preferem o termo "hidrocefalia obstrutiva extraventricular". A teoria seria de que a obstrução ao fluxo de LCR leva ao alargamento dos ventrículos cerebrais e, à medida que eles aumentam, a pressão do LCR volta ao normal.

Mas o termo "hidrocefalia de pressão normal" continua sendo o nome mais comumente utilizado para a condição.

Representação dos ventrículos cerebrais
Representação dos ventrículos cerebrais

Causas da HPN

A Mayo Clinic explica que a causa exata da hidrocefalia de pressão normal ainda não é muito clara. Na maioria dos casos, não é possível identificar o que leva ao acúmulo de fluido cefalorraquidiano. Nas situações em que conseguimos encontrar uma causa, ela é resultado de outras condições que afetam o cérebro, incluindo:

  • Sangramento ao redor do cérebro
  • Lesões na cabeça
  • AVC
  • Tumores
  • Infecções, como meningite
  • Histórico de cirurgias cerebrais.

No entanto, ainda não foi possível esclarecer como essas condições podem levar ao desenvolvimento da HPN. Da mesma forma, não há uma maneira conhecida de prevenir a HPN. No entanto, receber tratamento assim que os sintomas aparecem pode reduzir esses sintomas e aumentar a chance de uma recuperação completa.

Sintomas da Hidrocefalia de Pressão Normal

Segundo a Alzheimer's Association, existem três sintomas clássicos que definem a hidrocefalia de pressão normal:

  • Dificuldade para andar. Este problema pode ser leve ou grave. Em muitos casos, pessoas com HPN descrevem que seus pés parecem presos no chão. Isso pode levar a uma caminhada embaralhada e problemas para subir escadas. Também aumenta o risco de queda.
  • Declínio Cognitivo. Esta condição pode variar de leve a grave e envolver diversos aspectos, como:
    • Confusão
    • Desaceleração geral dos processos de pensamento
    • Perda de memória/esquecimento de curto prazo
    • Planejamento e tomada de decisão prejudicados
    • Dificuldade para prestar atenção
    • Mudanças de humor, de personalidade e comportamento
    • Apatia: falta de interesse em atividades diárias.
  • Problemas com o controle da bexiga. Estes sintomas tendem a aparecer um pouco mais tarde na doença. Eles incluem incontinência urinária (incapacidade de segurar urina), micção frequente e forte sensação de necessidade de urinar.

Esta tríade de sintomas é considerada o quadro clínico "clássico" de hidrocefalia de pressão normal, mas nem todos com a doença experimentam os três sintomas.

Além disso, como estes sintomas podem ser semelhantes à doença de Alzheimer, doença de Parkinson e doença de Creutzfeldt-Jakob (doença neurodegenerativa, caracterizada principalmente por perda de memória e tremores), a hidrocefalia de pressão normal é muitas vezes negligenciada ou mal diagnosticada. A Hydrocephalus Association estima que menos de 20% das pessoas com esta condição sejam devidamente diagnosticadas.

Fazer uma adequada distinção é muito importante, porque os tratamentos para essas condições são diferentes.

Algumas pessoas pensam que perda de memória, dificuldade para encontrar palavras, problemas de caminhada ou relacionados à micção são partes normais do envelhecimento. Em muitos casos, no entanto, estes são sintomas de condições tratáveis. Qualquer um desses problemas, ou mesmo mudanças de humor ou comportamento, garante uma visita ao seu médico.

Em nosso próximo artigo, vamos explicar sobre o diagnóstico e o tratamento da Hidrocefalia de Pressão Normal. Continue acompanhando nosso conteúdo para saber mais!

Dr Diego de Castro Neurologista

Dr Diego de Castro cuida de pacientes com diversas doenças neurológicas e realiza o exame de eletroneuromiografia SP e eletroneuromiografia em Vitória ES em casos complexos e condições genéticas raras.

Com o propósito de oferecer um atendimento de excelência e confiança, o Dr Diego de Castro realiza uma avaliação neurológica minuciosa, capaz de auxiliar na definição diagnóstica de seus sintomas e atua juntamente à equipe multidisciplinar para fornecer um tratamento eficaz a seus pacientes.

Aprofunde seu conhecimento lendo nossos outros artigos:

Gostou deste artigo? Compartilhe com um amigo! Siga-nos nas redes sociais!

Estamos disponíveis para cuidar de você nos endereços:

Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911

Tel: (27) 99707-3433

R. Itapeva, 518 - sala 901 Bela Vista - São Paulo - SP, CEP: 01332-904

Telefones: (11) 3504-4304 e (11) 98758-7663

Posts Relacionados:


Compartilhe
Posts mais Populares
Acompanhe nosso Podcast!
Escute nossos conteúdos em áudio, na sua plataforma preferida:
Assine nossa Newsletter!

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail todos os nossos novos artigos.

Dr Diego de Castro dos Santos
Neurologia - Dr Diego de Castro
Dr Diego de Castro dos Santos é Neurologista pela USP e responsável pelo Serviço de Especialidades Neurológicas – Eletroneuromiografia. Atua como neurologista em Vitória Espírito Santo ES e em São Paulo no tratamento de Dor de Cabeça, Depressão, Doença de Parkinson, Miastenia gravis e outras doenças. Também se dedica a reabilitação de pacientes com AVC, distonias e crianças com paralisia cerebral, por meio de aplicação de toxina botulínica (Botox) e neuromodulação.
Dúvidas? Sugestões?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

DR DIEGO DE CASTRO

Dr. Diego de Castro dos Santos
Neurofisiologia clínica - RQE 74154
Neurologia - RQE 74153
Diretor Clínico Autor e Responsável Técnico pelo Site – Mantenedor.

Missão do Site: Prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade. Destinado ao público em geral.
NEUROLOGISTA EM SÃO PAULO – SP
CRM-SP 160074

R. Itapeva, 518 - sala 901
Bela Vista - São Paulo - SP 
CEP: 01332-904

Telefones:
(11) 3504-4304
(11) 98758-7663

NEUROLOGISTA VITÓRIA – ES
CRM-ES 11.111

Av. Américo Buaiz, 501 – Sala 109
Ed. Victória Office Tower Leste, Enseada do Suá, Vitória – ES, CEP: 29050-911

Telefones:
(27) 99707-3433
(27) 99886-7489

magnifier
× Como posso ajudar?
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram