Segundo o NHS, os sintomas da Miastenia gravis são causados por uma falha da comunicação entre o nervo e o músculo. Esses sintomas decorrem da inflamação em uma região chamada junção neuromuscular.
A Miastenia gravis é uma doença inflamatória auto-imune. Por meio de anticorpos, o próprio organismo ataca a junção entre o nervo e o músculo, produzindo falha da comunicação dessas estruturas.
Os principais sintomas da Miastenia gravis estão relacionados a fraqueza ou fadiga muscular e incluem:
Neste artigo, Dr Diego de Castro Neurologista pela USP e especialista em miastenia, explica os principais sintomas da Miastenia gravis.
Navegação pelo Artigo
De acordo com a Mayo Clinic, os sintomas da Miastenia gravis variam muito entre os indivíduos a depender de:
Um paciente pode apresentar sintomas muito leves, enquanto outro pode apresentar formas mais graves da doença. Por esse motivo, cada paciente é único e não deve ser comparado a outro.
Em linhas gerais, o principal sintoma da miastenia é a fraqueza muscular flutuante. Segundo o NINDS, essa forma de fraqueza é denominada fatigabilidade. O músculo fica esgotado, enfraquecido quando utilizado, e o repouso tende a recuperar parcialmente sua força.
Além do uso da musculatura, os sintomas de perda de força muscular também podem ser precipitados por:
De acordo com Cleveland Clinic, a Miastenia gravis é uma doença cujo sintoma mais comum é fraqueza muscular. Em potencial, qualquer músculo pode ser atingido pela Miastenia gravis. No entanto os músculos mais comumente afetados são os:
Portanto, os principais sintomas da miastenia resultam do envolvimento desses músculos e incluem:
Baseado na National Organization of Rare Disease, existem diversos subtipos de miastenia. Cada um deles determina diferentes sintomas da Miastenia gravis. Os subtipos mais comuns são:
Pesquisas publicadas no The Lancet Neurology demonstram que a musculatura do olho é vulnerável à inflamação da miastenia. Por esse motivo, sintomas oculares são muito comuns. Conforme dissemos anteriormente, queda da pálpebra e visão dupla que piora ao longo do dia e melhora com o descanso são os sintomas mais comuns.
Cerca de 1 em cada 5 pacientes apresenta a forma restrita aos olhos (forma ocular). No primeiro ano de sintoma, há possibilidade da forma ocular se transformar na forma generalizada.
No entanto, após 02 anos, esses pacientes podem não apresentar sintomas em nenhuma outra parte do corpo e a doença permanecer unicamente nos olhos. Escrevemos um artigo inteiro sobre a forma ocular. Leia em: Miastenia Gravis Ocular - Sntomas, Diagnóstico e Tratamento.
Os pacientes com a forma bulbar têm alterações da fala ("voz no nariz", "anasalada", "ficar fanho"). Esses pacientes podem apresentar engasgos frequentes, sensação de "estar entalado", dificuldade de mastigar e engolir.
A forma bulbar pura da miastenia é menos comum. Ela está associada a presença do Anticorpo AntiMuSK.
Indivíduos com presença do Anticorpo AntiAChR também podem apresentar sintomas bulbares, mas em geral associados a alterações nos olhos.
Algumas vezes, os sintomas bulbares também estão presentes na forma generalizada da doença.
A forma generalizada possui uma ampla variedade de sintomas em todo o corpo. No entanto, o mais marcante são os sintomas de fadiga e fraqueza dos braços e pernas que pioram ao longo do dia.
Esses pacientes podem ter fraqueza da musculatura respiratória e também apresentarem falta de ar.
Algumas vezes, os pacientes podem relatar sensação de "paralisia", principalmente quando a doença está sem tratamento adequado.
Apesar de potencialmente mais grave, os sintomas da Miastenia gravis generalizada podem apresentar boa resposta ao tratamento.
De acordo com pesquisas recentes, chamamos de crise miastênica a descompensação da miastenia que acarreta sintomas de intensa falta de ar e dificuldade de engolir. Essa é uma condição potencialmente grave que demanda tratamento de emergência. Os pacientes devem procurar um pronto-socorro imediatamente.
Apesar da gravidade, esses sintomas são tratáveis. O paciente poderá precisar de:
A crise miastênica pode ocorrer diante de infecções, estresse, uso de medicamentos que interfiram na junção neuromuscular e quando a doença está fora de controle.
Tão importante quanto entender a própria condição é não se entregar a ela. Os sintomas da Miastenia gravis podem ser limitantes, mas têm tratamento.
Ainda que a miastenia não tenha cura, o tratamento melhora a qualidade de vida dos indivíduos. Não se entregue a sua condição ou ao medo. Procure ajuda médica especializada e histórias inspiradoras.
Lembre-se que o tratamento é longo e contínuo. Na maioria dos casos são necessários 6 meses a 01 ano e muitas medicações para controlar os sintomas.
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP, especialista em eletroneuromiografia e Miastenia gravis. Cuida de pacientes com miastenia e outras condições neurológicas raras.
Também disponibiliza informações para pacientes e familiares. Leia nossos artigos:
Gostou desse artigo? Compartilhe com amigos! Siga-nos nas redes sociais para saber mais!
Estamos atendendo também por telemedicina para todo o Brasil. Conheça nossa história e trajetória.
Estamos disponíveis para cuidar de você nos endereços:
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Tel: (27) 99707-3433
R. Itapeva, 518 - sala 901 Bela Vista - São Paulo - SP, CEP: 01332-904
Telefones: (11) 3504-4304
Posts Relacionados:
Dr Diego, boa noite. Fiquei extremamente feliz em conhecer um pouco da sua formação e trabalho. Parabéns!!
Estou precisando de uma ajuda para adquirir informação sobre a CURAVACMG2- Myasterix, produzida na Bélgica. Vc poderia me ajudar neste sentido ? Sou médica aposentada por invalidez e portadora de MG, diagnosticada em 2012. Apresento limitações, uso Bipap. Moro em Uberlândia-MG. Meu esposo e eu somos formados em Uberaba-Mg, em 1 977.Fiz residência na Paulista( Oftalmologia) e ele Cardiologia na USP
Tenho procurado informações a respeito do tratamento no Hospital Universitário da Antuérpia , onde realizam aplicação da CURAVACMG2 e fazem acompanhamento. Você poderia me auxiliar nesta parte também ? Antecipadamente agradeço sua atenção e, ansiosamente, aguardo sua resposta. Nancy Maria Nery Arantes.