Segundo a Mayo Clinic, a Miastenia Gravis é uma doença neurológica inflamatória, do grupo das doenças neuromusculares (grupo de doenças que acometem o sistema nervoso periférico).
Apesar de não existir cura, com conhecimento é possível melhorar a vida de pessoas! Por este motivo, Dr Diego de Castro e Dr Eduardo Estephan realizaram duas lives para esclarecer dúvidas sobre a doença.
Nesta segunda live, esclarecemos especialmente as dúvidas sobre a cirurgia do Timo como parte do tratamento e os aspectos relacionados à gravidez.
A doença é duas vezes mais comum entre as mulheres do que entre os homens, diagnosticado tipicamente na segunda e terceira décadas de vida. Devido à sua alta prevalência em mulheres em idade fértil, e porque não afeta a fertilidade nas mulheres, não é incomum ver mulheres grávidas com MG.
Mas a condição ou seus medicamentos podem afetar negativamente sua gravidez? O efeito da gravidez em MG varia consideravelmente entre as mulheres e até mesmo entre as gestações na mesma mulher. Por este motivo, achamos tão importante abordar este assunto durante nossa conversa.
O tratamento cirúrgico não está indicado para todos os casos. Em aproximadamente 15% dos casos, a doença vem acompanhada de um tumor no timo (timoma).
O timo é diretamente envolvido com o sistema imunológico. Para pacientes com timoma, a retirada cirúrgica do timo (timectomia) pode aliviar os sintomas causados pela doença.
Em outros casos refratários a timectomia pode ser considerada, mas seus resultados são duvidosos.
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP, especialista em eletroneuromiografia e Miastenia gravis. Cuida de pacientes com miastenia e outras condições neurológicas raras.
Também disponibiliza informações para pacientes e familiares. Leia nossos artigos:
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Telefone: (27) 99707-3433
R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904
Telefones: (11) 3504-4304 e (11) 98758-7663