São Paulo: (11) 98758-7663 - (11) 3262-4745 | Vitória: (27) 99707-3433 - (27) 99886-7489

Quais são os Tipos de Tremores?

Dr. Diego de Castro dos Santos26/02/2020
Compartilhe

Os diversos tipos de tremores podem envolver as mãos, cabeça ou outras partes do corpo. Segundo a Movement Disorders Society, tremores são “movimentos rítmicos de alguma parte do corpo, que oscilam em torno de um eixo”. Esses movimentos produzem um quadro clínico de "chacoalhar ou balançar" alguma parte do corpo.

Os diferentes tipos de tremores podem ser distinguidos clinicamente, de acordo com seu surgimento, frequência ou localização.

Neste artigo, Dr Diego de Castro Neurologista e Neurofisiologista pela USP explica os diferentes tipos de tremores e como podemos distingui-los clinicamente.

Classificação dos Tipos de Tremores

A National Tremor Foundation utiliza as características clínicas para classificação dos tipos de tremores. Para isso são considerados:

  • Local do tremor;
  • Frequência e ritmo;
  • Fatores de piora;
  • Fatores de melhora.

Em alguns casos os tremores podem surgir transitoriamente em indivíduos saudáveis. Em outras situações eles podem resultar de doenças do sistema nervoso.

A experiência de um Neurologista Especialista em Distúrbios do Movimento é um passo fundamental para investigação e caracterização do tremor.

Além do quadro clínico, os tremores podem ser classificados utilizando o exame de eletroneuromiografia. Por meio desse exame é possível avaliar os músculos que estão se ativando e o ritmo do tremor (Saiba mais sobre a eletroneuromiografia em nosso artigo).

Com base nas recomendações, os tremores podem ser classificados em dois grandes grupos: tremor de repouso e de ação.

voltar ao menu

Tremor de Repouso

O tremor de repouso acontece enquanto o indivíduo está com os músculos relaxados, geralmente sentado ou deitado. É possível interromper ou diminuir o tremor ao mover a parte afetada.

O tremor de repouso geralmente atinge a mão ou o pé. A mão é o lugar mais envolvido.

Esse tipo de tremor é associado a lesões estruturais do sistema nervoso como na Doença de Parkinson e outros parkinsonismos.

Tremor de Ação

O tremor de ação ocorre quando acontece uma contração muscular voluntária. Os tremores de ação podem ser divididos nos seguintes subtipos:

  • Tremor Cinético – Ocorre ao realizar uma atividade direcionada, como escrever ou beber em um copo. Dizemos que o tremor cinético simples permanece constante durante toda a ação e o tremor de intenção piora à medida que a pessoa se aproxima do seu alvo.
  • Tremor Postural – Acontece quando o indivíduo está de pé, ou segura seus braços à frente.
  • Tremor Isométrico – Esse tipo de tremor ocorre quando a pessoa contrai seus músculos contra um objeto, como empurrar uma parede ou dar um soco.
  • Tremor Funcional – Combina características dos tremores de repouso, postura e ação, ficando menos grave quando a pessoa está distraída, ao contrário de outros tipos de tremor, que pioram com a distração.
tremor cinético
O tremor cinético pode ocorrer durante a escrita

Tremor Fisiológico e Tremor Fisiológico Exacerbado

Alguns tipos de tremores são de natureza fisiológica (podem ocorrer em indivíduos normais). Esses tremores não são causados por doenças.

Segundo a Mayo Clinic, chamamos de tremor fisiológico o tremor desencadeado por situações que são estressantes ao organismo e estão relacionadas ao aumento da liberação de adrenalina pelo corpo. Ele desaparece por completo na retirada da situação de estresse.

O local mais comum de envolvimento são as mãos. O tremor fisiológico é um tipo de tremor cinético que predomina na postura e intenção. Ele pode ser desencadeado por:

  • Estresse emocional;
  • Má noite de sono;
  • Falar em público;
  • Jejum prolongado;
  • Exercício físico extenuante.

Em alguns indivíduos o tremor fisiológico aparece com muita facilidade e esses pacientes são portadores de um “tremor fisiológico exacerbado”.

Outras situações que podem desencadear o tremor fisiológico:

  • Medicamentos como remédios para asma e DPOC;
  • Descongestionantes nasais contendo fenilefrina;
  • Cafeína;
  • Bebidas energéticas
  • Drogas como a cocaína, ecstasy e outros psicoestimulantes;
  • Doenças com atividade exacerbada da tireoide (hipertireoidismo) também são caracterizadas por tremores.

Em todas essas condições o tremor surge por uma quantidade de substâncias no sangue semelhantes à adrenalina e tendem a melhorar com a retirada do medicamento ou correção dos fatores desencadeantes.

voltar ao menu

Especialista em Tipos de Tremores

A história clínica e o exame físico neurológico são fundamentais para melhor caracterização e diagnóstico dos tremores. Existe uma subespecialidade em neurologia dedicada à avaliação dos movimentos dos tremores, denominada “Neurologia dos Distúrbios do Movimento” ou “Neurologia Extrapiramidal”.

A avaliação do médico neurologista é fundamental para identificar a origem do tremor e determinar o diagnóstico e o tratamento adequado, já que a maioria dos tremores tem diagnóstico não por meio de exames e sim pelo quadro clínico.

Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP especialista Distúrbios do Movimento e Eletroneuromiografia.

Aprenda mais sobre os tremores em Neurologia acessando nossos artigos:

Dr Diego de Castro Neurologista & Neurofisiologista

Conhece alguém com tremor? Indique esse artigo para mostrar os diversos tipos de tremores existentes e a importância da avaliação médica para o diagnóstico definitivo.

R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904

Telefones: (11) 3262-4745 e (11) 98758-7663

Especialidades Neurológicas – Eletroneuromiografia

Avenida Americo Buaiz, 501 – Victória Office Tower – Torre Leste – Enseada do Suá, Vitória – ES, 29050-911, próximo ao Shopping Vitória.

Telefone: (27) 99707-3433

Posts Relacionados:


Compartilhe

Posts mais Populares

Assine nossa Newsletter!

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail todos os nossos novos artigos.

Dr Diego de Castro dos Santos
Dr Diego de Castro Neurologista
Dr Diego de Castro dos Santos é Neurologista pela USP e responsável pelo Serviço de Especialidades Neurológicas – Eletroneuromiografia. Atua como neurologista em Vitória Espírito Santo ES e em São Paulo no tratamento de Dor de Cabeça, Depressão, Doença de Parkinson, Miastenia gravis e outras doenças. Também se dedica a reabilitação de pacientes com AVC, distonias e crianças com paralisia cerebral, por meio de aplicação de toxina botulínica (Botox) e neuromodulação.
Dúvidas? Sugestões?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DR DIEGO DE CASTRO

Dr. Diego de Castro dos Santos
Neurofisiologia clínica - RQE 74154
Neurologia - RQE 74153
Diretor Clínico Autor e Responsável Técnico pelo Site – Mantenedor.

Missão do Site: Prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade. Destinado ao público em geral.
NEUROLOGISTA EM SÃO PAULO – SP
CRM-SP 160074

R. Itapeva, 518 - sala 901
Bela Vista - São Paulo - SP 
CEP: 01332-904

Telefones:
(11) 3262-4745
(11) 98758-7663

NEUROLOGISTA VITÓRIA – ES
CRM-ES 11.111

Av. Américo Buaiz, 501 – Sala 109
Ed. Victória Office Tower Leste, Enseada do Suá, Vitória – ES, CEP: 29050-911

Telefones:
(27) 99707-3433
(27) 99886-7489

magnifier linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram