Dores de cabeça persistentes e latejantes de enxaqueca na gravidez podem afetar a qualidade de vida de uma futura mamãe. Segundo a American Migraine Foundation, mais de 25% das mulheres experimentam enxaqueca durante a vida. E são as flutuações hormonais, especialmente nos níveis de estrogênio, que podem ter um grande impacto na frequência e intensidade das crises de enxaqueca.
Se você está grávida ou planeja engravidar em breve, continue acompanhando este artigo para conhecer as explicações do Dr Diego de Castro, Neurologista e Neurofisiologista pela USP, sobre os sintomas da enxaqueca na gravidez e como podemos tratá-los.
Navegação pelo Artigo
De acordo com o NHS, mulheres que sofrem de enxaqueca podem notar mudanças nos padrões de dor de cabeça durante a gravidez.
O aumento do estrogênio no primeiro trimestre da gestação pode acarretar piora da enxaqueca. Náuseas e vômitos desse período também contribuem para que as crises sejam mais comuns.
No entanto, muitas mulheres podem observar uma redução nas crises de enxaqueca, especialmente no segundo e terceiro trimestres. Isso acontece devido a estabilização dos níveis de estrogênio nessa fase.
Assim, mulheres com enxaqueca relacionada ao ciclo menstrual são menos propensas a ter crises durante o segundo e terceiro trimestre da gravidez.
Contudo, a incidência de enxaqueca na gravidez é extremamente variável e individual. Mulheres que nunca tiveram enxaqueca podem experimentá-la pela primeira vez na gestação. E algumas mulheres com histórico de enxaqueca podem ter crises mais graves nesse período.
As mulheres precisam considerar alguns aspectos da gravidez que a enxaqueca pode afetar. Mulheres com enxaqueca na gravidez podem estar mais propensas a:
O aparecimento ou agravamento da enxaqueca em mulheres grávidas não deve ser menosprezado. Pesquisa da American Headache Society evidencia que os sintomas da enxaqueca, quando acompanhados de pressão alta, podem aumentar o risco de desenvolver pré-eclâmpsia ou outras complicações vasculares.
Além disso, mulheres cujos sintomas da enxaqueca não diminuem durante a gravidez devem ser ainda mais vigilantes. É importante trabalhar com seu obstetra e um médico neurologista especialista em enxaqueca, para estabelecer um plano de tratamento seguro.
Muitas vezes, a melhor maneira de tratar uma enxaqueca é impedir que as crises aconteçam. Nem sempre é possível. Mas existem algumas etapas que você pode seguir para reduzir as chances e a frequência de crises:
A Food and Drug Administration (FDA) classifica os tratamentos de enxaqueca na gravidez em várias categorias de segurança, com base no potencial de cada medicamento para causar defeitos congênitos.
Segundo a National Migraine Center, para um tratamento seguro da enxaqueca durante a gravidez, pode ser necessário reavaliar suas opções terapêuticas. Os medicamentos devem ser cuidadosamente escolhidos, porque a maioria deles passa pela placenta para o feto em desenvolvimento.
Algumas recomendações para tratar enxaqueca na gravidez incluem:
O médico neurologista pode lhe fornecer informações mais específicas sobre o tratamento para o seu caso. Consulte-o na primeira vez que suspeitar que está com enxaqueca. O mesmo acontece se uma dor de cabeça inexplicável persistir por mais de algumas horas, retornar com muita frequência ou for acompanhada de febre.
A enxaqueca pode ser gerenciada e com muito sucesso, se o médico neurologista e seu paciente trabalharem juntos para melhorar sua qualidade de vida. Neste sentido, Dr Diego de Castro trabalha juntamente com cada um de seus pacientes, com estratégias que ajudem a minimizar sua necessidade de medicamentos.
Entendemos que a dor de cada paciente é única. Por isso, abordamos planos de tratamento individualizados. Há opções seguras nas gravidez como o bloqueio de nervo occipital e a neuroestimulação que podem melhorar a sua vida e manter seu bebê em segurança.
Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP e se dedica a cuidar de pacientes com dor de cabeça e outras condições neurológicas.
Aprenda mais sobre dor de cabeça e outras condições neurológicas associadas acessando nossos artigos:
Estamos disponíveis para cuidar de você nos endereços:
Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911
Tel: (27) 99707-3433
R. Itapeva, 518 - sala 901 Bela Vista - São Paulo - SP, CEP: 01332-904
Telefones: (11) 3504-4304
Posts Relacionados: