Dor de Cabeça – Causas e Formas de Prevenção

//Dor de Cabeça – Causas e Formas de Prevenção

Dor de Cabeça – Causas e Formas de Prevenção

By | 2020-05-18T21:24:49+00:00 terça-feira 27 de agosto 2019|Dor de Cabeça|

Dor de cabeça ou cefaleia é uma das queixas neurológicas mais comuns e uma das causas mais frequentes de afastamento do trabalho em pessoas na faixa etária produtiva (20-55 anos).

Estima-se que até 4% da população mundial seja vítima de dor de cabeça por mais de 15 dias por mês. Segundo Harvard University, as causas da dor de cabeça são muito variadas e, por isso, conhecer os sintomas e determinar um diagnóstico preciso do tipo de cefaleia é fundamental para prevenção e tratamento adequado da dor de cabeça.

De acordo com a International Headache Society, órgão internacional responsável pelo estudo e classificação das cefaleias, existem mais de 150 tipos de dores de cabeça. Essa imensa variedade clínica demonstra a importância de uma avaliação neurológica minuciosa para um diagnóstico e tratamento preciso.

Quais são as causas da Dor de Cabeça?

Segundo a Mayo Clinic, as causas das dores de cabeça podem ser divididas em:

1. Cefaleias primárias
  2. Cefaleias secundárias

As cefaleias primárias são um grupo de distúrbios em que a dor de cabeça não é um sintoma, e sim a própria doença. As cefaleias primárias são a causa mais comum de dores de cabeça. Neste grupo estão:

1. Enxaqueca
  2. Cefaleia tensional
  3. Cefaleia em salvas

Já as cefaleias secundárias representam doenças em que a dor de cabeça é na verdade um sintoma e tem sua origem em alterações estruturais como:

• Sinusites
  • Aneurismas
  • Tumores
  • Hidrocefalia etc.

Segundo o NHS, no diagnóstico da dor de cabeça a história clínica e o exame neurológico são muito importantes. É preciso que os pacientes entendam que na avaliação por métodos de imagem (Tomografia e Ressonância de cranio) das cefaleias primárias os exames são absolutamente normais.

Tanto a tomografia quanto a ressonância são solicitados para descartar outras doenças que estejam causando a dor de cabeça. Ou seja, todos os exames solicitados servem para afastar a possibilidade de cefaleia secundária.

A investigação neurológica e de imagem normal não quer dizer que “você não tenha nada”. Dor de cabeça não é frescura. É uma doença em que existe desregulação dos neurônios e das substâncias relacionadas a dor.

Os pacientes apresentam um “cérebro sensibilizado” em que pequenos estímulos são interpretados pelo cérebro como sinais dolorosos. Isso explica a sensibilidade dos pacientes a tantos fatores do ambiente e emocionais.

Saiba mais sobre os sintomas mais característicos dos tipos mais comuns de dor de cabeça.

Tipos de Dor de Cabeça

Enxaqueca

Segundo de Migraine Trust, no caso da enxaqueca, a dor aparece gradativamente, em um dos lados e alguns pacientes relatam a sensação de “a cabeça latejar ou pulsar”.

• A dor tende a ficar mais forte com o passar das horas, até cessar no fim da crise entre 4 e 72 horas.
  • A dor pode ser acompanhada ou precedida de náuseas, tontura, vômitos, incômodo pela luz e ruídos fortes.
  • Sintomas como dormências, formigamentos, vertigem, alterações visuais como pontos brilhantes e até perda parcial do campo visual são comuns.
  • Com frequência, os indivíduos com enxaqueca sentem-se irritados, cansados e esgotados durante e após a crise, preferindo se recluir em lugares escuros
  • Há leve alívio da dor após sono ou cochilo.

Cefaleia Tensional

De acordo com Harvard University, no caso da cefaleia tipo tensão ou cefaleia tensional, os sintomas podem ser:

• Pressão em ambos os lados da cabeça ou pescoço
  • Dor leve ou moderada sem a presença de latejamento
  • Piora em relação a atividades físicas e estresse
  • Aumento da sensibilidade nos músculos da cabeça e pescoço.

Cefaleia em Salvas

Segundo The American Migraine Foundation, dor de cabeça ou Cefaleia em Salvas é um tipo de cefaleia primária menos frequente, mas de fortíssima intensidade:

• A dor é de apenas um lado da cabeça
  • Geralmente em torno dos olhos
  • A duração é de 15 minutos a 3 horas
  • A dor começa rapidamente atingindo um crescimento em poucos minutos, tornando-a profunda e contínua.
  • Pode vir acompanhada de nariz entupido e escorrendo, vermelhidão e olhos caídos, palidez, suor excessivo, déficits neurológicos e sensibilidade ao álcool.

Cefaleia Crônica Diária

Segundo Johns Hopkins Medicine, algumas pessoas que inicialmente apresentam enxaqueca ou cefaleia tensional podem desenvolver a chamada cefaleia crônica diária. Os sintomas incluem:

• É uma dor de cabeça que tende a ser quase contínua, persistente e diária.
  • Ela persiste por mais de 15 dias por mês, por pelo menos três meses.
  • Este tipo de dor crônica pode ter diversas causas, como o uso inadequado e excessivo de medicamentos, depressão, transtorno do estresse e distúrbios do sono.

Cefaleias Secundárias

Conforme mencionado, existem as chamadas “cefaleias secundárias”. Neste grupo podemos citar como exemplo as dores de cabeça pós-trauma e a cefaleia associada a transtornos dos seios nasais.

Dores de cabeça pós traumáticas podem ocorrer dentro de um a dois dias após a lesão, na maioria dos casos são relatados desconfortos constantes e dolorosos que pioram de forma intermitente, podendo incluir vertigens, tonturas, dificuldade de concentração, problemas de memória, cansaço e irritabilidade.

A cefaleia sinusal é provocada por infecções sinusais, porém não são muito comuns, já que, na maioria das vezes pessoas diagnosticadas com sinusite na verdade sofrem de enxaqueca.

Diagnóstico do tipo de Dor de Cabeça

Conforme dissemos anteriormente, os neurologistas utilizam a descrição dos sintomas do paciente para definir melhor o tipo de dor de cabeça e com isso seu diagnóstico.

Existem critérios bem estabelecidos pela International Headache Society que servem de apoio para o diagnóstico dos diferentes tipos de dor.

Os exames de imagem e exames laboratoriais são utilizados para afastar doenças estruturais como tumores e outras doenças.

Dor de Cabeça Pode Ser Sinal de Alerta

A dor de cabeça é um sinal de alerta quando:

• Inicia-se repentinamente, podendo ser descrita como “a pior dor de cabeça da sua vida
  • Associada a febre ou rigidez no pescoço
  • Quando além da dor de cabeça há alteração de personalidade
  • Presença de confusão mental, desmaios ou mesmo convulsões
  • Sempre procure atendimento médico de urgência na presença de qualquer um desses sintomas.

Já nos casos de dor de cabeça crônica, buscar ajuda do médico neurologista é essencial, pois ele poderá investigar as causas para este sintoma e iniciar o tratamento adequado.

Qual é o melhor tratamento para Dor de Cabeça?

Existem dois pontos para o tratamento das dores de cabeça:

1. Tratamento agudo: Feito por meio de medicamentos durante as crises para o alívio da dor
  2. Tratamento preventivo: Refere-se a medicamentos tomados regularmente, para evitar a dor futura.

Somente o seu neurologista poderá receitar o melhor tratamento para cada tipo de dor de cabeça.

Também são indispensáveis nos casos de dor de cabeça refratária tratamentos complementares, como:

• Dieta adequada
  • Terapia comportamental
  • Higiene do sono
  • Mudança no estilo de vida
  • Acompanhamento psicológico em portadores de depressão e ansiedade
  • Fisioterapia
  • Acupuntura
  • Técnicas de massagem e relaxamento
  • Uso de vitaminas e suplementos alimentares

Casos mais graves e com dor de cabeça mais prolongada podem se beneficiar de:

Dr Diego de Castro Neurologista e Neurofisiologista

Caso você esteja sofrendo com cefaleia e precise de um neurologista, estamos à disposição para uma avaliação neurológica. O diagnóstico adequado é a possibilidade para o melhor tratamento do seu caso.

Leia nossos outros artigos sobre cada tipo de dor de cabeça e outros sintomas neurológicos:

Veja abaixo nossas informações para agendamento de consultas: Endereço: Rua Itapeva, 518 – sala 901 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01332-904

Dr Diego de Castro Neurologista Tratamento de Dor de Cabeça em Vitória ES

Em Vitória Espírito Santo -ES Dr Diego de Castro Neurologista realiza tratamento para dor de cabeça por meio de um diagnóstico neurológico preciso e utilizando as evidências científicas mais recentes e efetivas para tratamento da dor de cabeça.

Endereço: Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 – Enseada do Suá, Vitória – ES, 29050-911

Artigo publicado em 3 de agosto de 2018 e atualizado em 27 de agosto de 2019

Avenida Americo Buaiz, 501 – Victória Office Tower – Torre Leste – Enseada do Suá, Vitória – ES, 29050-911, próximo ao Shopping Vitória.

Phone: (27) 99707-3433

error: Nosso conteúdo está protegido