São Paulo: (11) 98758-7663 - (11) 3262-4745 | Vitória: (27) 99707-3433 - (27) 99886-7489

Mal de Parkinson Tem Cura?

Dr. Diego de Castro dos Santos04/05/2020
Compartilhe

Segundo o NHS, ao presente momento não existe cura para o mal de Parkinson. Mesmo com tantas pesquisas, ainda não alcançamos nenhum tratamento que pudesse oferecer cura para a doença.

Neste artigo, Dr Diego de Castro Neurologista pela USP explica porque ainda não foi encontrada a cura do Mal de Parkinson e os desafios de se encontrar a cura dessa condição.

Por que é Difícil Encontrar a Cura do Mal de Parkinson?

Segundo pesquisadores da New Castle University, o Mal de Parkinson foi descrito em 1817 pelo médico James Parkison. Há 200 anos, a doença não apresentava nenhum tratamento e por isso recebia o nome de "mal".

A grande dificuldade de se encontrar a cura do Mal de Parkinson está no fato de que a doença é causada por morte de células nervosas (neurônios). Os neurônios são células que não se regeneram. Nossos neurônios são células tão especiais que são as mesmas desde a nossa infância.

Os principais neurônios perdidos na doença estão em uma região chamada substância negra e produzem dopaminaPara alcançar a cura do Mal de Parkinson, precisaríamos de duas estratégias:

  1. Interromper a progressão da perda dos neurônios
  2. Substituir os neurônios perdidos que produzem dopamina

Mesmo com todo avanço da ciência, ainda não conseguimos produzir novos neurônios ou substituí-los. No entanto desenvolvemos importantes estratégias para o tratamento da doença de Parkinson: Oferecer a dopamina sob a forma de remédios orais (levodopa, pramipexol e outros medicamentos).

Cura Mal de Parkinson

Quando Teremos a Cura do Mal de Parkinson?

Segundo a The Cure Parkinson's Trust, teremos a cura do Mal de Parkinson quando conseguirmos entender melhor sua causa.

Na verdade, embora os sintomas de tremor, rigidez e lentidão marquem o início da doença para o paciente, a verdade é que a doença se inicia muito tempo antes.

Há fortes indícios de que a perda de neurônios se inicia de maneira silenciosa, cerca de 20 anos antes do acometimento motor. Pesquisas da Parkinson's Foundation demonstram que mais de 80% dos pacientes apresentam sintomas de constipação, o que sugere que a doença se inicie pelo intestino.

Portanto, para a cura do Mal de Parkinson, deveríamos identificar os sintomas nessa fase muito inicial, denominada fase pré-clínica da doença.

Diagnosticar a fase pré-clínica ainda é uma dificuldade, pois precisaríamos reconhecer com precisão as pessoas que estariam sob maior risco de desenvolver o Parkinson.

Transplante de Células Tronco é a Cura do Mal de Parkinson?

Segundo pesquisas de Harvard University, as primeiras pesquisas com células tronco em doenças neurodegenerativas foram animadoras. Acreditávamos que esse era o caminho para a cura do Mal de Parkinson.

A ideia inicial dessas pesquisas era substituir a perda dos neurônios da substância negra. Estudos publicados na Revista Cell com células tronco foram conduzidos em camundongos e depois em humanos.

Apesar de conseguirmos implantar as células tronco no lugar adequado, as células não foram capazes de desenvolver as conexões adequadas e nem produzir a dopamina.

Infelizmente, as pesquisas em células tronco ainda não trouxeram a cura do mal de Parkinson conforme esperávamos.

Atualmente, segundo a Parkinson's UK, ao invés de de focar apenas no implante das células tronco, o alvo de novas pesquisas promissoras são medicações capazes de induzir a formação de novas células nervosas (GDNF Clinical Trial).

cura mal de parkinson
Imagem Células Tronco - Imagem do The Johns Hopkins Hospital

Tratamento do Mal de Parkinson

Apesar de não haver cura do Mal de Parkinson, a doença tem tratamento. O princípio geral para o tratamento é oferecer condições que substituem ou aumentem os níveis de dopamina do sistema nervoso.

Segundo a Mayo Clinic, o objetivo é melhorar os sintomas e a qualidade de vida do paciente. Para tanto, o tratamento se baseia em:

  • Medicamentos
  • Cuidados com a dieta
  • Exercícios físicos
  • Terapias de Reabilitação
    • Fisioterapia
    • Fonoterapia
    • Terapia Ocupacional
  • Terapias Alternativas
    • Yoga
    • Acupuntura
    • Tai Chi
    • Dança
  • Cuidados com a saúde geral
    • Sono
    • Transtornos de Humor
  • Cirurgia para casos selecionados

Atualmente, consideramos o termo "Mal de Parkinson" estigmatizante. Mesmo sem a cura, há tantas modalidades de tratamentos que preferimos chamar a condição como "Doença de Parkinson".

Dr Diego de Castro Neurologista

Dr Diego de Castro é Neurologista pela USP especializado em Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento.

Além deste artigo sobre a cura do mal de Parkinson, disponibiliza outros conteúdos sobre a condição. Clique nos links para saber mais sobre temas da Doença de Parkinson (DP):

Nosso endereço: R. Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-904

Telefone: (11) 3262-4745

Dr Diego de Castro Neurologista em Vitória - ES

Dr Diego de Castro também atua como Neurologista em Vitória para cuidar e oferecer tratamento de Parkinson em Vitória Espírito Santo ES.

Compartilhe este artigo! Siga-nos nas redes sociais!

Endereço: Avenida Américo Buaiz, 501 – Ed. Victória Office Tower Leste, Sala 109 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-911

Telefone: (27) 99707-3433

Posts Relacionados:


Compartilhe

Posts mais Populares

Assine nossa Newsletter!

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail todos os nossos novos artigos.

Dr Diego de Castro dos Santos
Dr Diego de Castro Neurologista
Dr Diego de Castro dos Santos é Neurologista pela USP e responsável pelo Serviço de Especialidades Neurológicas – Eletroneuromiografia. Atua como neurologista em Vitória Espírito Santo ES e em São Paulo no tratamento de Dor de Cabeça, Depressão, Doença de Parkinson, Miastenia gravis e outras doenças. Também se dedica a reabilitação de pacientes com AVC, distonias e crianças com paralisia cerebral, por meio de aplicação de toxina botulínica (Botox) e neuromodulação.
Dúvidas? Sugestões?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DR DIEGO DE CASTRO

Dr. Diego de Castro dos Santos
Neurofisiologia clínica - RQE 74154
Neurologia - RQE 74153
Diretor Clínico Autor e Responsável Técnico pelo Site – Mantenedor.

Missão do Site: Prover Soluções cada vez mais completas de forma facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade. Destinado ao público em geral.
NEUROLOGISTA EM SÃO PAULO – SP
CRM-SP 160074

R. Itapeva, 518 - sala 901
Bela Vista - São Paulo - SP 
CEP: 01332-904

Telefones:
(11) 3262-4745
(11) 98758-7663

NEUROLOGISTA VITÓRIA – ES
CRM-ES 11.111

Av. Américo Buaiz, 501 – Sala 109
Ed. Victória Office Tower Leste, Enseada do Suá, Vitória – ES, CEP: 29050-911

Telefones:
(27) 99707-3433
(27) 99886-7489

magnifier
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram