A Mayo Clinic explica que Síndrome da Dor Miofascial é um distúrbio de dor crônica em que a pressão em pontos sensíveis nos músculos (chamados pontos de gatilho) causa dor no músculo e, às vezes, em partes aparentemente não relacionadas do seu corpo.
A dor miofascial é causada principalmente pelo acúmulo de tensão ou estresse nos músculos e tecidos fasciais, que são as camadas de tecido conjuntivo que envolvem os músculos. Fatores que podem contribuir para o desenvolvimento dessa condição incluem:
Neste artigo, Dr Diego de Castro, Neurologista e Neurofisiologista pela USP, explica sobre os sintomas e as causas da Dor Miofascial.
Navegação pelo Artigo
De acordo com a Cleveland Clinic, "Mio" significa músculo e "fascial" significa fáscia. Assim, a dor miofascial é uma condição crônica que surge da inflamação nos músculos e na fáscia (o tecido conjuntivo fino que envolve todos os níveis do tecido muscular - fibras musculares, músculos individuais e grupos musculares).
Esta síndrome geralmente ocorre após um músculo ter sido contraído repetidamente. Isso pode ser causado por movimentos repetitivos no trabalho ou hobbie ou por tensão muscular devido ao estresse.
Embora quase todos tenham experimentado dor de tensão muscular em algum momento da vida, o desconforto associado à dor miofascial persiste ou piora.
Para a maioria das pessoas, a dor miofascial ocorre em uma área específica. Mas, em alguns casos, pode afetar várias áreas do corpo, o que chamamos de dor referida.
Os pontos gatilho são nódulos palpáveis que podem ser sensíveis ao toque e, quando pressionados, causam dor local ou referida. Existem quatro tipos de pontos de gatilho:
Conforme informações da American Academy of Family Physicians, áreas sensíveis de fibras musculares contraídas podem se formar em seus músculos após lesões ou uso excessivo. Essas áreas sensíveis são o que conhecemos como os pontos de gatilho. Um ponto de gatilho em um músculo pode causar tensão e dor em todo o músculo. Quando essa dor persiste e piora, chamamos de síndrome da dor miofascial.
Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver pontos de gatilho muscular, que podem evoluir para uma síndrome da dor miofascial, incluem:
Outros fatores que podem favorecer o desenvolvimento de dor miofascial incluem:
Segundo artigo publicado na StatPearls, a dor miofascial apresenta-se com sintomas que podem ser diferentes para cada pessoa. Às vezes, a dor acontece de repente e de uma só vez. Outras vezes, é uma dor constante e maçante que parece estar "em segundo plano".
Os sintomas mais relatados por pessoas com síndrome da dor miofascial incluem:
Às vezes, as pessoas com síndrome de dor miofascial também podem desenvolver outras condições de saúde, como:
A Dor Miofascial pode ser classificada nas formas aguda e crônica. A forma aguda pode regredir espontaneamente ou após tratamentos simples. No entanto, as formas crônicas geralmente têm pior prognóstico, e os sintomas podem durar 6 meses ou mais.
A Dor Miofascial é uma condição médica que pode ser diagnosticada com base em achados clínicos. No entanto, a realização de exames médicos de imagem e eletrofisiológicos tem um grande valor na exclusão de outros distúrbios musculoesqueléticos, sendo fundamental para confirmar o diagnóstico.
Em relação ao tratamento, os objetivos são o alívio da dor e a correção dos fatores precipitantes. Existem muitos tratamentos para lidar com a dor miofascial, que abordaremos com detalhes em nosso próximo artigo.
Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre Diagnóstico e Tratamento da Dor Miofascial.
Dr Diego de Castro é Neurologista e Neurofisiologista pela USP especialista em eletroneuromiografia e doenças neuromusculares.
Gostou deste artigo? Compartilhe com um amigo! Siga-nos nas redes sociais!
Continue aprendendo sobre cuidados em saúde:
Veja abaixo nossas informações para agendamento de consultas:
Endereço: Rua Itapeva, 518 - sala 901 - Bela Vista São Paulo - SP, 01332-904
Telefone: (11) 3504-4304
Entendendo que a dor de cada paciente é única, no Serviço de Especialidades Neurológicas, elaboramos um plano de tratamento individualizado para cada paciente:
Informação de contato: Avenida Americo Buaiz, 501 – Victória Office Tower – Torre Leste – Enseada do Suá, Vitória – ES, 29050-911, próximo ao Shopping Vitória.
Telefone: (27) 99707-3433
Posts Relacionados: